“O Pitoresco em Aurélio Buarque de Holanda” é o tema da palestra do professor Dr. Ricardo Nogueira, em homenagem ao autor do mais prestigiado e popular dicionário brasileiro, o alagoano Aurélio Buarque de Holanda. O evento faz parte do calendário de comemorações da Academia Alagoana de Letras(AAL) pelos seus 105 anos de fundação. A palestra acontecerá na quarta-feira (20), às 9h, com entrada franca, na sede da AAL, no Centro de Maceió.
A homenagem vem tratar do maior lexicólogo do Brasil, dicionarista e entusiasta das Letras. Natural de Passo de Camaragibe, tornou-se célebre no país inteiro, mesmo sendo autodidata. Suas inúmeras amizades, seu jeito simples e afável e o imenso trabalho intelectual legado ao povo brasileiro serão tópicos da palestra de Ricardo Nogueira, membro da AAL, médico ortopedista, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e fundador da Casa da Palavra.
Aurélio foi o quarto ocupante da cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Letras. Ensaísta, professor, filólogo, lexicólogo e tradutor, colaborou com alguns jornais nacionais. O Vocabulário ortográfico brasileiro (1969), o Novo dicionário da língua portuguesa (1975) e o Minidicionário da língua portuguesa (1977) são alguns de seus livros. Seu nome acabou por ser incorporado ao próprio título dos trabalhos, tornando-se referência das obras.