sexta-feira, 25 de abril de 2025 – 05h42

Cena Hip Hop inicia primeira etapa do circuito de batalhas de rimas da Liga Marginal de Freestyle

Evento aconteceu na edição do 'Hoje é Dia de Hip Hop', no pátio do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, nessa sexta-feira (30)
Foto: Lula Castello Branco / Agência NC
Evento no pátio do Teatro de Arena Sérgio Cardoso fortalece a cena Hip Hop em Alagoas, em suas diversas expressões Fotos: Lula Castello Branco, Agência NC

O mês de junho fechou com mais um evento da cena Hip Hop em Alagoas. O circuito de batalhas de rima da Liga Marginal de Freestyle, comandada pela Batalha Marginal AL, ocorreu nessa sexta-feira (30), no pátio do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, na 14ª edição do “Hoje é Dia de Hip Hop”, que faz parte do calendário de eventos da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

O “Hoje é Dia de Hip Hop” conta com a parceria do coletivo Nois Q Faiz, para promover as quatro expressões do Hip Hop – breakdance, graffiti, DJ e MC -, em um equipamento público da cultura do estado. Sempre nas últimas sextas-feiras do mês, esta edição trouxe, além das batalhas de rima, batalhas de breaking e manifestações do graffiti. 

Foto: Lula Castello Branco / Agência NC
Primeira etapa da batalha de rima, da Liga Marginal de Freestyle, no ‘Hoje é Dia de Hip Hop’

As batalhas de rimas, da Liga de Marginal de Freestyle, continuam ao longo do segundo semestre. Serão, pelo menos, 20 etapas até o final do ano. Cada etapa disponibiliza 15 pontos, divididos com os quatro MCs vencedores, definidos entre os jurados técnicos e o público: o primeiro ganha sete pontos, o segundo, quatro, e o terceiro e quarto lugares, dois pontos cada um. Pontuaram, nessa primeira etapa, o MC Kire, em primeiro lugar, e o MC Chato, em segundo. O terceiro e quarto lugares ficaram com os MCs Rato e Txoza, respectivamente. 

Presença de mulheres nas batalhas de rima: Alice Gorete, em primeiro plano, destaque nas batalhas, representa o freestyle alagoano em nível nacional

A Liga Marginal de Freestyle, existente há quase 10 anos em Alagoas, teve início na Roda Marginal, no Posto 7, no bairro da Jatiúca, em Maceió. Ela abrange a rima, o RAP improvisado, com o objetivo de fomentar a cena do freestyle no estado. O Hip Hop está presente em vários municípios alagoanos, como Arapiraca, Maragogi, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Palmeira dos Índios. 

“O microfone é uma arma, mas tem que ter o tino de que Hip Hop é resistência e, para ser resistência produtiva, precisa haver o respeito, o alicerce é o respeito”, ressaltou Diego Verdino sobre a construção das rimas

Diego Verdino, criador da Roda Marginal e idealizador da Liga Marginal de Freestyle, falou do objetivo da Liga. “A ideia da Liga é fomentar o cenário das batalhas de rima. A gente teve esta primeira etapa aqui e amanhã a gente já tem a segunda etapa no coreto do conjunto Osman Loureiro. A ideia é fazer o circuito entre as batalhas para que os MCs que queiram pontuar estejam presentes. Hoje aqui, amanhã no Clima Bom. Vai ter também em Rio Largo, em Arapiraca. Se quiserem ir pra lá, já gera esse intercâmbio. É a ideia de fomento mesmo, de botar fogo na coisa que já existe. E a gente traz essa perspectiva de circulação, de somatória de pontos, nos bairros, nas batalhas de rua”, explicou o produtor, que representa a Liga alagoana e mantém contato com outras Ligas nacionais.

MC Tribo presente na cena Hip Hop, fortalecendo a cultura periférica no estado

MC Tribo, integrante e fundador do coletivo Nois Q Faiz, destacou a importância do evento “Hoje é Dia de Hip Hop” para as expressões da cultura Hip Hop em Alagoas. “É importante ocupar este espaço público com o Hip Hop, uma cultura periférica, com grande potencial entre a juventude, que tem ganhado cada vez mais espaço. A Diteal abre as portas para que o Hip Hop aconteça aqui. Além da rima, tem a dança, tem a música e tem o palco aberto para que outros artistas possam se apresentar. Essas expressões dialogam aqui. Esta parceria permite com que grafiteiros venham pra cá, Bboys venham pra cá, pessoas que rimam venham pra cá. Há o encontro desses elementos aqui”, avaliou MC Tribo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *