A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), da Prefeitura de Maceió, convidou o Blocão do Domingão para integrar o carnaval de 2025, na segunda e terça-feira da folia, no bairro de Jaraguá. O blocão já desfila no domingo de carnaval, com seus nove blocos carnavalescos, na orla da praia de Ponta Verde, a partir das 14h. A reunião de alinhamento foi realizada na manhã desta sexta-feira (21). Bandeira do blocão para trazer de volta o carnaval de Maceió nos dias de carnaval, a iniciativa da Fmac junta forças para resgatar o bom carnaval das marchinhas e dos frevos alagoanos, que só os tradicionais blocos sabem fazer.
O encontro reuniu o presidente da Fmac, Myriel Neto, e representantes do Blocão do Domingão, capitaneados pelo escritor e produtor cultural, Carlito Lima. “Em 2016, eu fiz um bloco para incentivar o carnaval nos dias de carnaval. E sai no domingo de carnaval. A gente vinha desfilando aos domingos. Mas, em 2020, tivemos os quatro dias de carnaval. Houve inclusive um edital municipal para a organização do evento. A gente pensou que havia vencido, mas veio a pandemia. Em 2023, voltamos a desfilar no dia de domingo de carnaval. Este ano, nós fizemos um blocão. São nove blocos, homenageando a cultura popular alagoana”, explicou Carlito.
Há cerca de 20 anos, a cidade se tornou lugar de descanso durante o feriado. A projeção é de que deixariam de circular por volta de R$ 200 milhões na economia local, com a saída de maceioenses, para passarem o feriado de carnaval em outras cidades. Segundo dados do Ministério do Turismo, o carnaval movimenta em torno de R$ 8 bilhões, por ano, no Brasil, entre hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. O município conta com fortes prévias carnavalescas, mas a ideia é que a festa se estenda nos dias oficiais do evento e impulsione a economia criativa e cultura local.
“A minha ideia era que a gente levasse os blocos para o Jaraguá também no carnaval. Começar a movimentar ali, não só com bandas, shows, mas de cunho cultural. O que é que a gente faria durante os quatro dias de carnaval: os blocos, as bandas de frevo, contratadas pela Fmac, para estar ali tocando nos horários específicos. O frevo, o maracatu, o afoxé, com a complementação dos blocos, a gente conseguiria movimentar os quatro dias e começar a fazer o carnaval na nossa parte histórica, o carnaval realmente carnaval”, explicou Myriel Neto.
Duas plataformas de viagem apresentaram ranking de destinos mais procurados durante o período. No estudo da Decolar, Maceió aparece como o 4º destino nacional mais buscado pelos viajantes para o feriado carnavalesco de 2025, entre os dias 1º e 5 de março. Já na pesquisa da plataforma de viagens KAYAK, Maceió é a 6ª cidade brasileira de maior interesse entre os viajantes. “No Natal, Maceió está em primeiro, no Ano Novo também. Por que não está agora? Porque não tem carnaval nos dias de carnaval. Vamos mudar isso”, complementou o capitão do blocão.