A 1ª Mostra Infanto-Juvenil de Artes Cênicas de União dos Palmares está com inscrições gratuitas abertas até o dia 22 de fevereiro. A iniciativa do autor palmarino, formado pela Universidade Federal de Alagoas, Alan Cardoso, visa levar ao município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, uma formação cultural e artística diversificada. Apesar de aberta à população em geral, a mostra é direcionada a alunos da rede pública de ensino, estadual e municipal.
A mostra, que acontece entre os dias 4 e 13 de abril, não se limita à área urbana da cidade, mas terá programação direcionada também ao povoado Rocha Cavalcante, conhecido popularmente como Barra. A programação completa será divulgada em breve e vai contar com oficinas de leitura dramatizada pelo próprio Alan Cardoso. As inscrições podem ser feitas no perfil do projeto no Instagram, por meio de link fixado na bio.
“A escolha de fazer a mostra para União dos Palmares é trazer para a minha cidade a arte e a cultura que estou vivendo há muitos anos. Desde quando comecei a fazer a Formação Técnica de Ator na Escola Técnica de Artes, e viver esse mundo, eu comecei a pensar por que isso não tem na minha cidade? E, naquele momento, eu era muito imaturo para saber como fazer isso”, revela Cardoso.
Outro ponto destacado pelo autor é fazer com que esse movimento artístico esteja presente em todas as áreas da cidade, das mais centrais até as mais distantes do centro urbano. Foi em Rocha Cavalcante que Alan começou a sua formação artística e onde viveu por 10 anos.
“Não tem como pensar em União e eu não olhar pra comunidade que vivi por 10 anos da minha vida, onde fiz a minha primeira montagem como um ator amador. A Paixão de Cristo, na antiga Capela e hoje atual Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. Eu quero que as pessoas que viveram e ainda vivem comigo vejam os espetáculos de que faço parte e aprendam a arte que estudo há anos”, ressalta o artista.
A ideia é transformar a mostra em um festival de artes cênicas. O projeto faz parte da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que destina recursos federais para projetos culturais, mediante inscrição realizada na Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT), do Governo do Estado de Alagoas.