A obra da artista pernambucana Elvira Freitas Lima, inspirada na tela de Leonardo da Vinci, foi vetada da exposição coletiva “O que te faz olhar para o céu?”, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. O quadro apresenta a cena bíblica da “Santa Ceia”, com Jesus Cristo como uma mulher de cabelos longos e seus discípulos como homens e mulheres brancos e negros.
O quadro intitulado “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos” está avaliado em R$ 10 mil e será vendido em leilão beneficente ao lado de mais 60 obras que compõem a mostra. Na parede, onde a tela seria exposta, o curador Rodrigo Franco deixou uma moldura vazia ao lado de outros trabalhos.
A artista disse em suas redes que a decisão de excluir o quadro partiu dos Correios, como forma de “preservar a imagem da instituição”. Lima teria tentado negociar com a empresa, mas não teria logrado êxito. A mostra está aberta a visitação de 17 de julho a 31 de agosto de 2024.
A censura ocorre em meio à polêmica da Cerimônia de Abertura dos Jogo Olímpicos de Paris, que satirizou a mesma cena bíblica e substituiu a imagem de Jesus Cristo e de seus discípulos por personagens e drag queens. O fato gerou inúmeras críticas em todo o mundo. O vídeo da encenação foi retirado do ar pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).