sexta-feira, 31 de outubro de 2025 – 17h42

Princípios Editoriais

O jornal NOTÍCIAS DO CENTRO foi lançado em 24 de junho de 2023, no restrito mercado de comunicação alagoano, com a proposta de informar os seus leitores por meio do rigor do bom jornalismo. 

Mediante uma cobertura que prima pela imparcialidade e pluralidade de ideias, surgiu para divulgar o histórico bairro do Centro de Maceió, capital do estado. 

Missão que cumpriu de junho a outubro de 2023, quando foi suspenso por quatro meses para revisão de sua linha editorial. Desde fevereiro de 2024, o NOTÍCIAS DO CENTRO trabalha com pautas de interesse local e nacional. 

Além da cobertura própria, o NOTÍCIAS DO CENTRO traz ao público informações que circulam em redações nacionais, agências de notícias e redes sociais. Aborda pautas factuais e frias, assuntos de interesse geral e aqueles considerados secundários na cobertura nacional.

Para isso, conta com nove cadernos – Mundo, Brasil, Alagoas, Maceió, Agro, Saúde, Desporto, Cultura, Entrevista e Folhetim -, que são preenchidos conforme demanda, com maior ou menor regularidade. Ao menos, três matérias são publicadas diariamente.

Nos cadernos Mundo e Brasil, são trazidas pautas que tratam de temas de interesse nacional, que, por vezes, não são divulgados pela imprensa local, mas que circulam nas redações do país, ou são publicados pela mídia internacional.

Já em Alagoas e Maceió, o NOTÍCIAS DO CENTRO se concentra nos fatos referentes à própria unidade da federação, onde está localizado, por meio de cobertura local, ou tratamento em textos de release, oriundos de assessorias de comunicação. 

Em Cultura, são tratados assuntos pertinentes às expressões artísticas de grupos ou pessoas de Alagoas, ou de fora do estado. Em Entrevista, personagens que sejam protagonistas de pautas relevantes respondem a questões elaboradas pela Redação do NOTÍCIAS DO CENTRO

O caderno Agro trata de temas do agronegócio brasileiro, tanto da agropecuária de produção em larga escala, como daquela referente ao cultivo de subsistência. Assim como das ações de empresas relacionadas à produção do campo no Brasil.

A página Desporto discorre sobre assuntos relacionados aos esportes nacionais e locais, como também referentes aos esportistas brasileiros.

A categoria Saúde aborda fatos diversos sobre o tema da saúde humana, publicados em nível nacional ou internacional, ou em assessorias de instituições e unidades, que zelem pelo bem-estar humano. 

Já o caderno Folhetim é uma iniciativa do NOTÍCIAS DO CENTRO para reforçar a parceria entre jornalismo e literatura. O espaço é destinado à publicação de obras inéditas, ou fora do catálogo de editoras, de forma seriada e capitular, em periodicidade a ser definida entre o jornal e o autor. 

Além dos cadernos, nove especialistas publicam no NOTÍCIAS DO CENTRO, como colaboradores, pro bono, em colunas específicas. As postagens versam sobre viagem, fotografia, linguagem, arquitetura, direito, cultura, literatura, tecnologia e ciência, com regularidade variada e responsabilidade própria sobre conteúdos publicados.

Sua Redação é composta por dois jornalistas profissionais, Ana Karina Moraes (0531 MTE/AL), que exerce a função de editora-chefe, e Luis Claudio Lima (739 MTE/AL), que atua no cargo de diretor de fotografia.

Ambos escrevem e assinam as matérias. O NOTÍCIAS DO CENTRO publica textos de assessorias, assinados pelo assessor, e matérias assinadas por outros jornalistas.

Vigente de forma totalmente digital, o veículo prima por um site de interface sem excessivos anúncios e com fácil navegação. A fonte e o tipo, que formam o nome do jornal, foram inspirados nos veículos consagrados da mídia internacional, europeia e norte-americana.

No Instagram, rede social na qual o NOTÍCIAS DO CENTRO divulga o seu material, o periódico procura trabalhar com uma arte refinada, com expressão gráfica em preto e branco, e fotos coloridas. A legenda é composta essencialmente pelo lead da matéria. 

Sem se eximir de divulgar aquilo que considera importante para os seus leitores, o NOTÍCIAS DO CENTRO se mantém vivo como uma criança com olhos para o futuro, um passo por vez, no esforço do crescimento diário. 

Conforme o seu organismo se projeta para frente, para os dias vindouros, para os anos que o farão forte e resiliente, o NOTÍCIAS DO CENTRO busca fazer o trabalho cotidiano que o verdadeiro jornalismo exige e exerce.