Search
Close this search box.

domingo, 13 de outubro de 2024 – 23h05

Search
Close this search box.

207 anos: Alagoas comemora emancipação política em 16 de setembro

Desfile marca elevação à condição de capitania e criação de identidade e constituição próprias
Desfile da Emancipação Política de Alagoas no bairro de Jaraguá, em Maceió- Foto: LulaCastelloBranco/NC

Alguns anos após os portugueses terem descoberto o Brasil, a região onde se encontra o estado de Alagoas foi invadida pelos franceses até 1535, quando da retomada da capitania de Pernambuco por Duarte Coelho. O donatário organizou expedições, percorreu toda a região, fundou vilarejos, entre eles, o de Penedo, e foi responsável por incentivar o plantio de cana-de-açúcar e por construir engenhos. Os holandeses, em 1630, tomaram toda a capitania até 1645, com a reconquista do controle português.

Em 1706, Alagoas foi elevada à condição de comarca e, em 1730, já tinha cerca de 50 engenhos e 10 freguesias. A emancipação política do estado só aconteceu em 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania, emancipando-se da Capitania de Pernambuco. Em 11 de junho de 1891, foi promulgada a primeira Constituição do Estado.

A emancipação marcou o início da construção de uma identidade própria para o estado. Na época, existiam apenas três municípios: Porto Calvo, Penedo e Alagoas (Marechal Deodoro). Ao longo dos anos, houve várias emancipações, no processo de municipalização. Localizado na região Nordeste, hoje, o estado possui 102 municípios, distribuídos numa área de 27.848,140 km².  Alagoas faz limites com os estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia, e com o Oceano Atlântico.

As comemorações

No dia 16 de setembro, comemora-se a Proclamação da Emancipação Política de Alagoas. A data é feriado estadual. “Neste dia 16 de setembro, comemoramos os 207 anos de nossa querida Alagoas. Desde 1817, nossa história tem sido escrita por extraordinários personagens que marcaram o cenário nacional”, disse o governador Paulo Dantas.

“Seguimos com projetos grandiosos, como o Mais Água Alagoas, que vai investir R$ 10 bilhões para garantir água e saneamento básico a todos. Na segurança, tivemos o agosto mais tranquilo da nossa história. No turismo, novos hotéis estão a caminho e as obras do aeroporto de Maragogi seguem a todo vapor”, destaca o governador.

A concentração, em frente ao Clube Fênix Alagoana, está marcada para às 13h, de segunda-feira (16). Após a solenidade de abertura feita pelas autoridades presentes, haverá a apresentação da banda da Polícia Militar de Alagoas, seguida da apresentação da Banda Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, como convidada.

O desfile contará com dezoito pelotões, com abertura do pelotão das Bandeiras, homenageando os 102 municípios alagoanos, e do pelotão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Em seguida, os demais, cada um representando uma Gerência Especial de Educação (GEE), acompanhados de bandas fanfarras.

Estarão desfilando 2.150 alunos de escolas da rede pública estadual, com o apoio de 100 servidores, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O desfile terá como tema “Comunidade Escolar e Território: Participação, Interação e Compromisso Social com Equidade”.

O acesso ao desfile

Haverá bloqueio em alguns pontos do bairro de Jaraguá, a partir das 12h, do Posto Shell (em frente à antiga TIM) até a saída do Cais do Porto, além da área ao redor da rua Sá e Albuquerque.

Cinco linhas de ônibus terão seus itinerários estendidos nas regiões próximas ao evento: 036 – Dubeaux Leão/Centro; 042 – Benedito Bentes/Centro; 046 – Centro/Village Campestre; 053 – Centro/Graciliano Ramos; e 068 – Colina/Centro/Farol (via Ladeira dos Martírios).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também