Numa ação conjunta de cidadania, os alfarrabistas se uniram para o conserto da via pública do paredão da Assembleia Legislativa, no Centro de Maceió. Na manhã desta quinta-feira (3), eles colocaram a “mão na massa”, nivelaram a calçada e fecharam os buracos que tomam conta da via pública onde as bancas estão instaladas.
Unidos pela melhoria do ambiente de trabalho, os donos das lojas de discos e livros usados compraram dois sacos de brita, de areia e de cimento e assumiram o papel da prefeitura na implementação ações direcionadas à mobilidade urbana. “Nossa intenção é a melhoria tanto para as nossas bancas quanto para os nossos clientes e para a população que anda aqui no Centro. A gente se uniu, comprou o material e vamos fazer o serviço”, explicou Adilson Barros, alfarrabista há 20 anos.
Instalados no Corredor Cultural há mais três décadas, os alfarrabistas seguem aguardando reformas estruturais, que revitalizem a área, como prevê a lei municipal nº 4.454, de 11 de outubro de 1995, que disciplina sobre o funcionamento de pontos comerciais em áreas públicas de Maceió. O passeio – localizado na rua Dr. Ponte de Miranda, entre a rua do Imperador e a ladeira Manoel R. de Azevedo -, é o único trecho autorizado a receber equipamentos que comercializem publicações usadas.
Os donos das bancas irão promover a 3ª edição da Revitalize! – feira marginal de livros e discos -, de 05 a 11 de agosto, das 9h às 17h. Além da venda dos produtos, os alfarrabistas visam incluir as bancas no calendário de eventos culturais da cidade e sensibilizar o poder público para questões de infraestrutura, mobilidade, acessibilidade e segurança. O evento, que trará atrações musicais, homenageia, nesta edição, Suélio Barros, alfarrabista falecido em 2022, que atuou no ramo por mais de 20 anos.
“Iniciativa nossa para proporcionar uma maior mobilidade para os nossos clientes. A gente quer que as pessoas venham e não estejam sujeitas a acidentes. Nós, alfarrabistas, cansamos de esperar o poder público consertar a calçada. Iniciamos hoje, na quinta, e deve estar tudo sequinho até sábado, dia de início da Revitalize!”, arrematou Jailson Alvim, dono da Solar Disco, uma das bancas patrocinadoras da feira.