Search
Close this search box.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 – 03h17

Search
Close this search box.

Artnor está de volta a Alagoas após 14 anos

Feira de artesanato reúne 60 artesãos, de quinta (21) a domingo (24), no Maceió Shopping
Foto: JulioVasconcelos/SebraeAlagoas

A Feira Internacional de Artesanato do Nordeste (Artnor), uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, retorna a Alagoas, com força total, após 14 anos. A nova edição do evento foi aberta na quinta-feira (21) e segue até o próximo domingo (24), das 14h às 22h, no estacionamento do Maceió Shopping, em Mangabeiras. Realizada pelo Sebrae Alagoas, a Artnor reúne 60 artesãos, com o tema “Vem conhecer os encantos de Alagoas”. A feira apresenta ao público o melhor da produção artesanal do estado, para fortalecer a cultura popular, a economia criativa e o empreendedorismo.

O artesão Arlindo Monteiro, que participou de todas as edições anteriores, celebrou o retorno do evento. “O artesão que expor aqui vai vender, porque temos a cidade mais bonita do Brasil, com um grande fluxo turístico, e as pessoas gostam de adquirir arte”, afirmou. Já para a família Dedé, guardiã do legado artístico do mestre Antônio de Dedé, a Artnor é sinônimo de reconhecimento. “Muitos mestres faziam suas peças sem saber que eram arte. Foi na Artnor que começaram a ser descobertos”, relembrou. Hoje, ele e sua família mantêm viva a tradição de esculturas em madeira, herdadas de seu avô.

Alagoas é o segundo estado com mais artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). A Artnor teve início no final da década de 1980. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas, Kennedy Calheiros, destacou a importância do retorno da Artnor. “Aqui há uma interação entre o artista, o artesão e o comerciante, em que ele se reinventa para defender sua cultura, compartilhar suas ideias e valorizar seu lado artístico, tudo isso está acontecendo em um centro comercial com grande fluxo de pessoas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também