O Estado de Alagoas decretou luto oficial de três dias por acidente com vítimas fatais na Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, na tarde deste domingo (24). O ônibus escolar, cedido pela prefeitura local, transportava cerca de 50 pessoas, quando despencou de uma ribanceira, com mais de 20 metros de altura, deixando 17 mortos e 29 feridos. O grupo seguia para o evento “Pôr do Sol na Serra”, que ocorre todos os domingos do mês de novembro, como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. A Serra da Barriga abriga um dos maiores quilombos do Brasil, o Quilombo dos Palmares.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dezesseis passageiros foram a óbito no local do acidente. Uma outra vítima foi encaminhada ao Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos. Vinte e nove pessoas, com idades variadas, deram entrada HRM. Foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e três de UTI para adultos, de acordo com recomendações da equipe médica.
Segundo testemunhas no local, o veículo apresentou uma falha mecânica, e o motorista perdeu o controle da direção. O ônibus capotou na ribanceira, que fica na lateral da estrada, e só parou numa área de mata, em local de difícil acesso. Foi montada uma operação de emergência, que contou com o programa Salva Mais, além do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM) e do Departamento Estadual de Aviação (DEA), sob a coordenação das Secretarias de Saúde (Sesau/AL) e de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL).
A Sesau confirmou o número de 17 óbitos, e não 23, como havia sido divulgado pela mídia anteriormente. Segue nota completa do órgão estatal.
“ESTADO CONFIRMA 17 ÓBITOS EM ACIDENTE COM ÔNIBUS NA SERRA DA BARRIGA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma, com profunda tristeza, que 17 pessoas perderam a vida no grave acidente envolvendo um ônibus na Serra da Barriga, em União dos Palmares, ocorrido na tarde deste domingo (24).
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 16 vítimas tiveram o óbito constatado no local do acidente. Uma vítima foi encaminhada ao Hospital Regional da Mata (HRM), mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos. Além disso, o HRM recebeu 29 pacientes com idades variadas, resgatados em uma operação de emergência que contou com o programa Salva Mais, o Samu,o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM) e o Departamento Estadual de Aviação (DEA), sob a coordenação das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública.
O Governo de Alagoas lamenta profundamente essa tragédia, que abalou toda a comunidade, e manifesta solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Em respeito às vidas perdidas, o Estado decretou luto oficial de três dias.”
Em nota, a prefeitura de União dos Palmares disse ter mobilizado todos os esforços possíveis, para auxiliar no socorro às vítimas, com várias equipes do município. “Estamos apurando as circunstâncias do ocorrido. É nosso dever oferecer toda estrutura do município para socorrer as vítimas e prestar atendimento aos familiares. Neste momento difícil, externamos toda nossa solidariedade”.
O portal BR104 divulgou a lista completa das vítimas atendidas no Hospital Regional da Mata (HRM). Seguem os nomes abaixo:
1.Marcelo Pereira, 43 anos – CR
2.Emily Vitória da Silva, 12 anos – CR
3.Maria Cristina C. de Souza (Avó) – CR
4.Bárbara Francine, 23 anos – CR
5.Iane Laís Clemente Silva – CR
6.Rafael Pedro da Silva, 32 anos – CR
7.Yasmin Cândido da Silva, 20 anos – CR (já no hospital)
8.Gabriela Maria da Silva – CR
9.Maria Selma Lima – CR
10.Nalisson Moreira Oliveira, 21 anos – CR
11.Luane da Silva Santos, 26 anos – Centro Cirúrgico
12.Júlio Cesar Amaral, 19 anos – Centro Cirúrgico
13.Pedro Manoel da Silva – Centro Cirúrgico
14.Jaqueline Nunes – Centro Cirúrgico
15.Nicolas Gabriel da Silva, 05 anos – Pediatria
16.Davi Miguel dos Santos – Pediatria (com a família)
17.Antoni Gabriel – Pediatria
18.Ana Luíza, 10 anos – Pediatria (acompanhada)
19.Alia Rafaele – Pediatria (acompanhada)
20.Marilene Fortunato, 62 anos – Amarela Adulto
21.Maria Sônia Cardoso – Amarela Pediátrica
22.Déborah Fabrícia de Almeida Francino, 24 anos – Amarela (será transferida para o HGE)
23.Wesley Gabriel – JOY
24.Iris Pereira de Almeida – JOY (será transferida para o HGE, está com o tio)
25.José Cícero Aquino da Silva – Vermelha
26.Milena Figueredo, 15 anos – Vermelha
27.Maria Beatriz Gomes da Silva – Vermelha
28.Gael Alexandre, 02 anos – HGE (família ciente)
29.Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos – Óbito
30.Andreza Santana da Silva – CR