O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas, vai iniciar o serviço no Pronto Atendimento 24 horas no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A ampliação pretende atender à demanda dos próximos 20 anos pelos serviços oncológicos em Alagoas. A iniciativa será lançada na próxima sexta-feira (11), às 9h. A unidade está vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões, a reforma do prédio da Oncologia vai aumentar serviços para a população, com novos equipamentos, como tomógrafos e sistema de videocirurgia em 3D. Foram contratados mais 61 novos profissionais, totalizando 140 apenas para o Cacon. Além da aquisição de leitos de retaguarda, exclusivos para pacientes com câncer, e disponíveis para aqueles já devidamente cadastrados no HU. Já está em andamento o plano de construção de um novo prédio, com previsão de entrega entre três e quatro anos.
Para o superintendente do HU, Célio Rodrigues, a implantação do Pronto Atendimento 24 horas no Cacon é mais que necessária devido à previsão de demanda de pacientes com câncer no estado nos próximos anos. “Cada leito que aumentar é mais um paciente que poderá ter um acesso mais rápido ao serviço. Além do funcionamento do Pronto Atendimento, estamos quase dobrando os leitos oncológicos também na enfermaria da Oncologia, subindo de 16 para 28 o número desses leitos de internação”, explicou Rodrigues.
O HU faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm as características específicas de atender a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação na área.