A Justiça determinou, nesta terça-feira (11), em decisão de caráter liminar, que o Clube de Regatas Brasil (CRB) suspenda qualquer publicidade contendo referência ao site de acompanhantes Fatal Model. A exposição da marca deve ser suspensa das camisas oficiais do clube e em quaisquer materiais acessíveis a crianças e adolescentes, inclusive nas divulgações em dias de jogos, nos estádios e nas entrevistas televisionadas. A determinação ocorreu após pedido do Ministério Público Estadual (MPAL), por meio de uma Ação Civil Pública (ACP).
Segundo o promotor Gustavo Arns, o MPAL já havia encaminhado ao CRB, no dia 7 de novembro de 2024, uma Recomendação Administrativa, destinada a impedir a veiculação de propaganda considerada prejudicial ao público infantojuvenil. O CRB teria cinco dias para informar ao órgão as ações tomadas em resposta à medida. No entanto, o clube não atendeu à orientação. Ao contrário, lançou uma campanha intitulada “Caçada Fatal”, que teve início na sexta-feira (7), deste ano. A ACP determinou a suspensão da campanha e de todos os materiais relacionados a ela.
O CRB havia fechado patrocínio com a página de conteúdo adulto, em 31 de outubro de 2024. O contrato determinava a impressão da marca Fatal Model na barra traseira da camisa do clube, durante os últimos jogos da Série B, do Campeonato Brasileiro. Após a Recomendação Administrativa, expedida em 2024, o clube emitiu uma nota, alegando que o patrocinador “já estampou sua marca na camisa do Clube na temporada 2023, patrocina diversas equipes de outros estados, além de campeonatos oficiais da CBF”, disse trecho da nota.
Na Ação Civil Pública de 2025, o documento determina que, em caso de descumprimento, o clube fique sujeito a uma multa diária de R$ 10 mil. Para contestação, o Judiciário concedeu ao CRB o prazo de 15 dias.
*Com informações do MPAL