Foi inaugurado nesta sexta-feira (6), em Marechal Deodoro, o maior complexo educacional e esportivo da história do município alagoano. O Complexo João Paulo da Purificação Lima abrigará escola em tempo integral, creche e vila olímpica, incluindo campo de futebol de dimensões oficiais e pista de atletismo com 41 mil m² de área.
A creche, que funcionará em tempo integral, beneficiará 90 crianças, a partir de 1 ano de idade. As nove salas de aula comportam, confortavelmente, 373 alunos, do 1º ao 5º anos. O projeto visa à segurança e à acessibilidade da comunidade escolar, incluindo portões de entrada com guaritas, calçadas que incluem faixas elevadas e áreas de convivência, compostas por paisagismo, playgrounds e academias ao ar livre.
Na parte esportiva, o destaque fica por conta do primeiro campo de futebol oficial da cidade, equipado com arquibancada, torre para imprensa e autoridades, banheiros e vestiários. O espaço contará ainda com pistas de atletismo e salto, piscina semiolímpica, quadras de basquete, quadras de areia e espaços para beach tênis.
O auditório terá capacidade para 200 pessoas, totalmente acessível e equipado para Pessoas com Deficiência (PcD), que servirá como espaço para eventos e atividades culturais. “Isso demonstra nosso compromisso com o esporte e com a educação em tempo integral. É mais um grande passo para melhorar a educação em Marechal Deodoro, que não para de avançar”, declarou o prefeito Cláudio Filho Cacau.
O nome
O nome do complexo é uma homenagem a João Paulo da Purificação Lima – filho de Cristina da Purificação Guimarães e de Ival de Araújo Lima, natural de Massagueira, povoado pertencente ao município de Marechal Deodoro. João, como era carinhosamente chamado por familiares e amigos, cresceu às margens da Lagoa Mundaú. O jovem faleceu, em 2020, aos 18 anos de idade, vítima de afogamento, no litoral norte de Alagoas.
“Não poderia ser outro nome que não fosse o nome do João, por tudo o que ele representou no esporte, na amizade, na sociedade deodorense, especialmente na Massagueira. Aqui nós vamos transformar vidas. Aqui vamos direcionar jovens para o caminho do esporte, o caminho da educação”, explicou Cacau sobre a homenagem.
*Com assessoria