A praia do Francês, um dos principais pontos turísticos no litoral sul de Alagoas, recebeu um reforço de peso no enfrentamento à criminalidade. O sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) começou a operar no último fim de semana. Além de câmeras, espalhadas pelas ruas do balneário, um totem de segurança foi instalado no início de uma de suas principais vias. Com sete metros de altura, o equipamento possui visão de 360 graus, em dez câmeras acopladas. O serviço permite a comunicação direta com a Polícia Militar, por meio de um botão, que pode ser acionado 24 horas por dia.
Esta é a localidade a receber a tecnologia. Além do Francês, Maceió e Arapiraca já possuem totens da SSP, que ampliam o contato direto com as forças policiais. De acordo com o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), major Fernando Alencar, o equipamento também possibilita o reconhecimento de foragidos da Justiça. “As câmeras poderão ser usadas com zoom ampliado, de excelente qualidade, e estão habilitadas para fazer reconhecimento facial. Assim, ajudar também em situações de identificação de suspeitos envolvidos em crimes. É um artifício que vai ajudar bastante nas investigações e no cumprimento de mandados”, disse.
Mais videomonitoramento em Maceió
Além dos três totens instalados na orla da Ponta Verde (Marco dos Corais), Pajuçara (Praça Multieventos) e Jatiúca (Corredor Vera Arruda), a capital alagoana passou a contar com equipamentos implantados em mais outros cinco bairros. A SSP instalou os equipamentos no calçadão do Centro de Maceió, na Feirinha do Tabuleiro do Martins, no viaduto União e Força do Jacintinho e nas proximidades do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, e do Shopping Pátio Maceió, no bairro da Cidade Universitária.Em breve, mais um totem entrará em operação perto do Maceió Shopping, em Mangabeiras. Diversos outros bairros também contam com mais de 150 câmeras posicionadas em pontos estratégicos. Toda a estrutura do videomonitoramento é acompanhada 24h por equipes especializadas.