Search
Close this search box.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 – 08h55

Search
Close this search box.

‘Viagem no tempo’: designer alagoano dá vida a imagens e resgata a memória de Maceió

Vídeo de Tom Carvalho conta história do cotidiano maceioense no começo do século XX
Cena do vídeo que resgata cotidiano de Maceió antigo - Imagem: vídeo/TomCarvalho

Um vídeo com imagens em movimento da cidade de Maceió tem circulado nas redes sociais e encantado os internautas. Fruto de vasta pesquisa histórica, a iniciativa independente do designer gráfico alagoano, Tom Carvalho, dá vida, cor e som a ruas, fachadas, transportes e pessoas, que retratam a cidade no início do século XX.

Amante da história, Tom promoveu uma “viagem no tempo” e resgatou a memória alagoana. “Eu particularmente tenho um grande amor as coisas do passado, e tento juntar isso a minha profissão, que é design. A inspiração veio justamente em possibilitar para que o povo alagoano pudesse fazer uma viagem no tempo e ver como era a cidade de décadas atrás. Acredito que o passado deve ser sempre relembrado e valorizado”, ressaltou.

O vídeo

Por meio de Inteligência Artificial, Carvalho deu movimento a cerca de 50 imagens, para a criação de um vídeo de 2’54”. As cenas fazem parte de uma série histórica de 200 fotos, coloridas artificialmente por ele em 2017, como parte do projeto Cores de Alagoas, em comemoração aos 200 anos do estado. No total, foram dedicados dois meses de trabalho diários, de uma a duas horas por dia, para cada cena, que duram cinco segundos.

“Naquela ocasião eu fiz uma vasta pesquisa com historiadores e pessoas que viveram naqueles anos para saber as cores das principais fachadas, vestimentas, bondes, etc. Eu já tinha essa base de fotos coloridas quando eu pensei em trazer movimento e vida a elas. Ai veio o uso das IAs, trazendo todo esse movimento”, destacou.

Além de pesquisa, o trabalho é resultado de técnicas e recursos digitais, como programas de edição de imagens e ferramentas de inteligência artificial. “Para colorir as fotografias eu usei o photoshop, aliado a muita pesquisa histórica. Para os movimentos acontecerem, usei algumas IAs destinadas a transformar foto em video”, explicou.

O resgate do passado

O material foi obtido com pesquisadores e colecionadores. Ele também registrou a impressão de pessoas que viveram a Maceió antiga. “Em torno de 50 imagens foram obtidas por historiadores como Edberto Ticianeli no seu maravilhoso blog ‘História de Alagoas’ e pelo acervo fotográfico importantíssimo do Sr. Bilú. Fiz bastante pesquisa, com o Ticianeli, e pessoas que viveram na época, para tentar ser o mais assertivo possível nas cores e reproduções”, esclareceu.

Resgatar a memória e presentear Alagoas com a sua própria história é combustível para a produção do designer. “Eu sou um apaixonado pela minha terra, sinto um orgulho real e imenso de ter nascido onde nasci e busco valorizar Maceió e Alagoas sempre em meus trabalhos, através da recriação e reprodução da sua história e de sua cultura. O que mais me motiva é saber que isso eleva a auto estima do nosso povo, em descobrir ou redescobrir o quão bonita e rica nossa cidade foi e é”, exaltou.

Planos para o futuros

O artista plástico pretende dar continuidade ao projeto, expandido para outras cidades alagoanas, além de áreas e temas que testemunham a história do estado. “A busca pela valorização da nossa história é constante. Então, eu pretendo, em breve, fazer mais resgates em outras cidades de nosso estado e também em setores específicos, como os cinemas de bairro, a história do futebol alagoano e muitos outros temas, que não podem e não devem ficar no esquecimento”, afirmou.

Tom Carvalho

Tom Carvalho tem 41 anos de idade e conta com 20 anos de experiência na área de webdesigner e designer gráfico. Em suas redes, o artista plástico e digital se define como “webdesigner e graphic designer. Nas horas vagas maquetista e colecionador de vídeos games.”

Para maiores informações, o profissional disponibiliza os perfis no Instagram @tomcarvalh e @tomcarvalhodesigner; o site TomCarvalho; e o WhatsApp (82) 99105-8598.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também