Capitaneados pelo incontestável escritor e produtor cultural, Carlito Lima, representantes de tradicionais blocos carnavalescos se reuniram para fazer o convite oficial a alagoanos e turistas: venha brincar o carnaval de Maceió nos dias de carnaval! Há cerca de 20 anos, a cidade se tornou lugar de descanso durante o feriado. A projeção é de que deixariam de circular por volta de R$ 200 milhões na economia local, com a saída de maceioenses, para passarem o feriado de carnaval em outras cidades.
O Blocão do Domingão soltou o passo e convidou a população para voltar a festejar o carnaval de rua de Maceió, durante os quatro dias da folia. O vídeo-convite, gravado no sábado (15), foi idealizado pela Destrava, produtora de Filipe Vieira e Hayanne Mendes. O material promete agitar as redes sociais dos amantes da festa mais democrática do país.
Carnaval durante o Carnaval
O Blocão do Domingão traz alas para cadeirantes, blocos de crianças, bloco de folguedos, carro de som e carro alegórico, com passistas da insuperável Escola de Samba Gaviões da Pajuçara. O cortejo da resistência promete agitar a Avenida Silvio Viana, na orla de Ponta Verde, no dia 2 de março, domingo de carnaval, a partir das 14h. O desfile segue da Praça dos Sete Coqueiros ao Marco dos Corais.
Blocão do Domingão
Com a pegada mais democrática e inclusiva da cena carnavalesca alagoana, o Blocão do Domingão leva nove blocos para a avenida. Os blocos Nêga Fulô, Só vai quem Chupa, Bonecos da Cidade, Turma da Biloca, Siri Mole, Sonho Encantado, Mamãe Eu Quero, Poço na Folia e Focuarte esperam colocar cerca de 3 mil pessoas no desfile carnavalesco.
Mamãe Eu Quero é um dos destaques do blocão. O bloco faz uma homenagem ao músico alagoano, Jararaca, autor da icônica marchinha carnavalesca, conforme explica uma de suas fundadoras e sobrinha-neta de Jararaca, Sônia Calazans Fireman.
“Nós queríamos lembrar o Jararaca, fazê-lo presente no carnaval e em Alagoas, onde, infelizmente, ele está esquecido. O nome é ‘Bloco do Jararaca – Mamãe Eu Quero’. A gente tenta fazer as pessoas conhecê-lo, poucas sabem que ele é alagoano. Em todas as obras dele, ele lembra Alagoas, os bairros, as cidades, o coco, a embolada, as músicas”, disse a foliã.
Frevo e Folguedo
Na mistura de manifestações de cultura popular, o Bloco da Focuarte leva 10 folguedos para dentro da casa do Rei Momo. Entre eles, já estão confirmados para a folia, os grupos Pastoril Recordar é Viver, Ciranda da Melhor Idade, Foliões da Melhor Idade, Chegança Silva Jardim, Taieira Nair da Bertina, Coco da Companhia Flor que se Cheire e Baianas do Mestre Letácio. O mestre de Guerreiro e presidente da Focuarte, João Lemos, é o homenageado do Bloco Nêga Fulô, no carnaval de 2025.