A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recolheu mais de 200 toneladas de resíduos sólidos, deslocados de ruas e vias de Maceió, pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na quarta-feira (5). A coleta ocorreu principalmente na foz do riacho Salgadinho e na orla da laguna Mundaú. Entre os itens, estão resíduos domiciliares e materiais volumosos, como sofás, geladeiras e pneus, que foram descartados de forma irregular.
A ação da autarquia visou também à proteção dos biomas marinho e lagunar. A Prefeitura havia instalado equipamentos de despejo gratuito, como Pontos de Entrega Voluntária, para produtos recicláveis, e Ecopontos, destinados à recolha de demais materiais, com exceção dos pneus, que devem ser descartados em borracharias. Somente em janeiro, mais de 1.500 toneladas de detritos foram retirados de canais, grotas e canaletas de Maceió.
“O resíduo descartado de forma errada é muito prejudicial para o escoamento das águas pluviais, o que acaba causando o entupimento de canais, galerias, bueiros e, por consequência, alagamentos e outros problemas relacionados. Mesmo com a atuação em pontos estratégicos para minimizar os transtornos, a população precisa entender seu papel e compartilhar com o poder público a responsabilidade de dar a destinação correta para os materiais gerados”, disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
Coleta de Volumosos e Ecopontos
A Alurb orienta o cidadão a fazer sua parte na manutenção da cidade. Ao invés de descartar seu material volumoso em qualquer via ou espaço público, é possível levar seu eletrodoméstico ou móvel inservível até o Ecoponto mais próximo. Além disso, a Coleta de Volumosos é uma opção para quem deseja ter seu item recolhido na porta de casa, dentro de um prazo de 7 a 14 dias, de forma gratuita. Basta entrar em contato por meio do WhatsApp (82) 98802-4834.