Em fase de instalação, quatro locais estratégicos de Maceió receberão banheiros públicos autolimpantes. Os bairros do Centro, Vergel do Lago, Parque do Centenário e Mirante de Santa Amélia serão os primeiros a receber o equipamento na capital alagoana. A iniciativa é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi).
Para Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, “a gestão do Prefeito JHC tem esse olhar, pensando prioritariamente em melhorar a vida do cidadão e preservar a natureza, evitando o gasto excessivo de água. Além disso, é algo inovador, que deixa a cidade mais moderna, atrativa e confortável para quem transita”, disse, ressaltando a importância da implantação de novas tecnologias, visando à preservação do meio ambiente.
“Baseado no conceito de banheiros públicos europeus, nossos Banheiros Autolimpantes são únicos no Brasil. Trazemos um produto 100% nacional, da criação à produção, adaptado e preparado para suprir as demandas do mercado brasileiro”, explicou a CleanSeo, empresa responsável pela construção, instalação e manutenção. A companhia oferece também assistência técnica especializada, para garantir melhor desempenho do equipamento e eficiência no serviço.
Com um sistema de limpeza exclusivo e autônomo, os banheiros utilizam tecnologia, num processo de alto padrão de higiene. A empresa garante entregar um banheiro confortável, adaptado, com acessibilidade, num ambiente limpo e agradável, após cada utilização. Os banheiros autolimpantes usam apenas 2 litros de água no uso de descargas, 80% a menos água que os banheiros tradicionais, que chegam a gastar 8 litros.
A automatização, a partir de sensores que detectam a presença de pessoas, identificam o momento exato para executar a limpeza. Para usar basta apertar um botão e seguir as instruções descritas no rótulo na entrada do banheiro. Ao sair, acontece a limpeza automatizada, os sensores acionam a higienização da superfície do vaso sanitário e lava o piso, com a água aromatizada, em apenas 15 segundos.
Os sanitários possuem um sistema de áudio personalizado aos usuários. Os horários de funcionamento são programados de acordo com as necessidades. Contam com uma alta capacidade de atendimento ao público, dispensadores de insumos e portas automáticas. Além de Maceió, cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Belo Horizonte também contam com as cabines sanitárias.