A concessionária de saneamento de esgoto de Maceió, BRK Ambiental, foi novamente notificada por lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem pluvial da capital alagoana. Em ação conjunta das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a Operação Línguas Sujas flagrou outros dois pontos no bairro de Ponta Verde, que abriga uma das principais praias da cidade. A BRK já havia sido notificada pelo mesmo motivo ainda no mês de novembro, em outro ponto do bairro. O esgoto é lançado diretamente na rede de drenagem pluvial e escoado para o mar, criando as chamadas Línguas Sujas no litoral maceioense.
O primeiro ponto encontrado apresentava danos na infraestrutura da rede de esgoto, causando o vazamento de efluentes para a rede de drenagem e contaminando as águas da região do Marco dos Corais, um dos pontos turístico da orla. Já o segundo local identificado foi uma ligação clandestina de esgoto, proveniente de um hotel localizado na região. A Semurb autuou o estabelecimento por descumprir as normas ambientais. A Seminfra iniciará o processo de interdição do local. Em 21 de novembro, por meio do uso de um robô de inspeção e testes com corante, foi detectado, na avenida José Sampaio Luz, também na Ponta Verde, uma conexão com tubos de esgoto irregular.
A BRK Ambiental começou a operar na Região Metropolitana de Maceió em julho de 2021. A concessionária é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 13 cidades alagoanas, pelos próximos 35 anos, prazo do contrato estabelecido com o poder público. O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configura crime ambiental de acordo com a Lei Nº 4.548/96.