sexta-feira, 25 de abril de 2025 – 08h51

DMTT autua motocicletas com excesso de ruído

Operação Ruído Zero atende a denúncias da população
Foto: Divulgação/DMTT

Com o objetivo de inibir a circulação de motocicletas irregulares e que emitem ruídos excessivos nas vias da capital alagoana, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) aplicou a nova etapa da operação Ruído Zero, iniciado na última sexta-feira (21). As equipes se dividiram nas ruas e avenidas dos bairros de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. A iniciativa teve o apoio da Guarda Civil Municipal.

A operação Ruído Zero seguirá em outros pontos da cidade, também com ações diurnas. Durante a última abordagem, 40 motociclistas foram autuados. Os agentes do DMTT constataram alteração na descarga, com consequentemente excesso de ruído, uso de calçado inadequado, condutor não habilitado (ou CNH vencida ou sem a CNH) e licenciamento atrasado.

O órgão atendeu a denúncias, já bem antigas e permanentes, da população que sofre com as consequências do excessivo ruído produzido pelos motores, tantas vezes com a descarga alterada no escape. “O objetivo [da operação] é sempre o mesmo, garantir o bem-estar das pessoas e combater o uso indevido dessas descargas. Esse equipamento traz transtornos a autistas, idosos e para a população em geral”, afirmou o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura.

“É importante ressaltar que além do combate ao ruído excessivo, as abordagens de fiscalização são uma ferramenta para garantir a segurança das pessoas. Um exemplo é que o condutor inabilitado abordado e impedido de seguir viagem pode significar um sinistro de trânsito a menos. Nosso foco está nas pessoas e é por elas, para atender as demandas da própria população, que seguiremos”, complementou o diretor.

O DMTT também destaca a relevância da participação popular por meio dos canais de comunicação para o envio de denúncias, que podem ser feitas pelo aplicativo NOI Cidadão, ou pelo número telefônico (82) 3312-5340.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *