Arrastando pelas ruas do velho bairro portuário de Maceió uma multidão estimada em 60 mil pessoas, acontece, nesta sexta-feira (21), a 25ª edição do Jaraguá Folia. Os desfiles têm início em frente ao Museu Théo Brandão, no bairro de Jaraguá, a partir das 20h, com dispersão na Praça Dois Leões. Durante todo percurso, os 100 blocos que desfilam em 2025, pela Avenida da Paz e Rua Sá e Albuquerque, os foliões brincam, nas prévias carnavalescas, até às 2h da madrugada.
O Jaraguá Folia foi criado pelo produtor cultural e jornalista, Edberto Ticianeli, em 2001, para contribuir com a Associação de Bares e Restaurante do Jaraguá. O bairro havia sido revitalizado, durante a primeira gestão da prefeita Kátia Born (1997-2001), e tinha se transformado no burburinho da boemia maceioense. Porém, por diversos percalços impactantes, houve um declínio no movimento, e os bares e restaurantes que ali se instalaram, começaram a fechar as portas.
“Quando todo mundo foi pra Jaraguá em busca do pote de ouro. Houve o declínio e começou a esvaziar. Foi nessa época que fui chamado a ajudar a manter viva a noite festeira de Jaraguá. Fiz o evento para ajudar um amigo, mas o bairro perdeu seus bares e restaurantes rapidamente. O Jaraguá Folia ficou e hoje comemora 25 anos vendo renascer esse setor ligado à boemia”, explica o produtor cultural.
No primeiro ano, o evento contou com o mini-trio do Formiga Atômica e uma dezena de blocos. Com o sucesso conseguido, a prévia carnavalesca de Jaraguá cresceu rapidamente, movimentando a cadeia da cultura, desde os setores de serviço até a indústria, passando pelo comércio. Nesses 25 anos, o Jaraguá Folia tem 265 blocos inscritos, com um detalhe comemorado pelos organizadores. “É uma festa sem violência alguma”, afirma Ticianeli.
“O segredo do sucesso do Jaraguá Folia é a sua diversidade de ritmos, predominando os maracatus, grupos afros e os tradicionais blocos de frevo, todos sem amplificação eletrônica de som, o que permite um espaço mais democrático para estas manifestações da nossa cultura”, esclarece Ticianeli.