A consulta pública, publicada pelo governo de João Henrique Caldas (JHC), à frente da prefeitura de Maceió, para o Programa Novo Centro, termina nesta quinta-feira (21). As sugestões devem ser encaminhadas por formulário no SITE, ou apontando o celular para os QR codes espalhados pelas ruas do Comércio.
A proposta é estruturada em oito eixos interligados: habitação, comércio e serviços, cultura e turismo, infraestrutura, mobilidade, acessibilidade, segurança e tecnologia. A iniciativa busca transformar o Centro de Maceió em um espaço habitável, dinâmico e atrativo, com o envolvimento direto dos cidadãos na formulação de propostas e sugestões.
O Programa Novo Centro visa a revitalizar a região central de Maceió, com ofertas de moradias, restaurar os espaços de convivência e preservar o valor histórico e cultural do bairro. Em três planos principais de ações:
* Plano Morar no Centro, incentivar o uso residencial ou misto no Polígono Novo Centro, com o objetivo de atrair novos moradores e fortalecer a vida urbana na região;
* Plano Ativar o Centro, busca fomentar a economia local por meio da criação de oportunidades de negócios que complementem as novas moradias;
* Plano Mirar o Centro, tem como foco promover o patrimônio cultural, turístico e de lazer, destacando a história e a cultura locais como elementos essenciais para a revitalização da área.