A obra de requalificação do canal do riacho Salgadinho, no entorno da avenida Humberto Mendes, em Maceió, deve ter início no segundo semestre deste 2025. Entre as ações, serão recuperadas vias próximas ao local, haverá melhorias no sistema de drenagem e deverão ser construídas seis travessias e sete decks de contemplação, além de áreas de lazer, equipadas com academias, playground e mobiliários urbanos modernos.
O resultado do processo licitatório para a realização das obras já foi homologado e publicado no Diário Oficial do Município, no dia 1° de abril. Serão investidos R$ 51.477.977,84 na modernização viária e urbanística, com áreas de lazer e convívio, numa extensão de 30.158m², entre o bairro do Poço e a praia da Avenida.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de 2 anos. As intervenções fazem parte do programa Renasce Salgadinho, da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). As obras do entorno do riacho Águas Férreas, no bairro de Cruz das Almas, já foram revitalizadas. A urbanização da orla da Praia da Avenida está em fase de conclusão.
Também está em andamento a instalação de mais de quatro mil placas de pré-moldados, ao longo do canal do riacho, visando à recomposição das paredes, que estavam bastante deterioradas, com o passar dos tempos. Esta etapa da obra deve terminar no final de 2025.