Em 2024, mais de 40 profissionais da limpeza urbana de Maceió sofreram lesões ao terem contato com materiais perfurocortantes, descartados de forma correta. Além de machucar pessoas e animais, que mexem no lixo antes da coleta regular, esses materiais podem prejudicar a saúde de garis, responsáveis pela coleta dos resíduos. Objetos perfurocortantes são aqueles que contêm cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas capazes de cortar ou causar perfurações.
Itens domésticos também podem ser considerados perfurocortantes. É o caso de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conservas e vidro quebrado. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Maceió orientou como descartar os materiais de forma correta para que se evite acidentes.
Como descartar
Se possível, coloque os perfurocortantes dentro de um recipiente resistente. Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser usadas como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos no jornal e depois colocá-los dentro de uma lata vazia.
No caso das latinhas de conservação lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes. Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: “CUIDADO, MATERIAL CORTANTE” . Ou escreva o que realmente se trata. Por exemplo: “CUIDADO, VIDRO QUEBRADO”.