Morcegos mortos, caídos ou agonizantes podem estar contaminados pelo vírus da raiva, agente infeccioso que afeta outros animais, como cães, gatos, suínos e equinos, além de seres humanos. Segundo o biólogo e responsável técnico pelo Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Carlos Fernando Rocha, apenas no mês de janeiro de 2025, foram registradas, em Maceió, cinco ocorrências relacionadas ao mamífero, o que equivale ao mesmo número de denúncias recebidas ao longo de todo o ano 2024.
É importante que a população fique atenta quanto aos hábitos fora do normal do animal. “As ocorrências registradas no mês de janeiro de 2025 foram preocupantes, porque recebemos cinco denúncias, sendo que este mesmo número foi registrado durante o ano todo de 2024. Por isso, é importante que a população fique atenta às orientações e saiba como agir ao encontrar um morcego no chão, seja ele morto ou vivo com sinais de debilidade”, afirma o biólogo.
O que fazer
Ao ser acionada, a UVZ, núcleo da Secretaria de Saúde de Maceió, envia equipe ao local e procede à remoção do animal infectado. Enquanto aguarda, a população pode colocar um recipiente sobre o morcego, para evitar a contaminação “E se o animal estiver com aspecto doente ou morto, a população deve colocar um recipiente por cima do morcego, para evitar qualquer tipo de contato, e acionar a UVZ para que seja feita a remoção”, explica o biólogo.
O profissional ainda alerta aos tutores de animais domésticos informem pelo WhatsApp da UVZ, quando cães e gatos interagirem com os morcegos. “Em alguns casos que registramos, o animal de estimação estava brincando com o próprio morcego na boca, e isso pode apresentar um sério perigo a um cão ou a um gato. Se o tutor relatar que faz mais de um ano que os seus animais foram vacinados contra a raiva, a equipe que irá recolher o morcego, também vai vacinar os pets contra a antirrábica”, informa.
Disque Denúncia
Para acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses, com a finalidade de obter informações, ou de realizar denúncias para a captura de morcegos, os maceioenses devem entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98882-8240, ou pelo número do telefone fixo (82) 3312-5485. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábado e domingo, das 8h às 14h, exceto feriado.