Iniciada em novembro de 2024, as obras de requalificação da nova orla do Porto de Maceió avançaram em 35%. O Passeio do Porto vai se estender por 1,5 km, a partir do final da orla de Pajuçara até o bairro de Jaraguá. A revitalização promete transformar o local, que atualmente é subutilizado por alagoanos e turistas. O serviço está orçado em R$ 8,2 milhões, mas não há informações sobre o prazo de entrega.
Executado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o passeio vai interligar a orla de Pajuçara ao histórico bairro de Jaraguá, onde está localizado o terminal portuário. O calçadão está sendo equipado com ciclovia, pista de caminhada e corrida, academia ao ar livre, quatro mirantes e decks.
São 24.701,33 metros quadrados que contarão, ainda, com vegetação, jardinagem, guarda-corpos, playground em madeira, mobiliário, bancos, mirantes, iluminação em LED no período noturno e equipamentos instagramáveis. Não haverá acesso pela entrada principal do Porto, na rua Sá e Albuquerque.
A ação faz parte do programa municipal de revitalização de áreas de lazer, que entregou mais de 60 praças reformadas nos últimos quatro anos e tem outras 15 em andamento, em diferentes bairros da cidade. O objetivo é garantir espaços públicos acessíveis e estruturados para a população, fomentando o turismo e o desenvolvimento local.