A realidade dos pontos de descarte irregular vem sendo alterada em Maceió. Locais de despejo de lixo, móveis inservíveis, resíduos domiciliares, restos de poda de árvores e de construção civil, as áreas passam por uma transformação ambiental. A iniciativa é da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que trabalha com o mapeamento das regiões para torná-las sustentáveis.
Após a intervenção do órgão, foram feitos os procedimentos de limpeza, instalação de bancos, implementação de paisagismo e plantio de espécimes botânicas. Os muros próximos aos pontos de lixo também receberam uma pintura com imagens infantis, deixando o local mais convidativo para quem reside na região ou transita por ela. Na última semana, a Alurb atuou em dois pontos de descarte, localizados nos bairros do Prado e Canaã.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, fala sobre a importância dessas transformações. “Antes de se tornar um ponto de lixo, esses locais eram de convívio social, onde as pessoas transitavam sem problemas, brincavam com suas crianças ou faziam até reuniões. Então, devolver um local desse para eles é muito significativo”, revelou.
Em ambos os bairros, foi realizado também o procedimento de educação ambiental, com o apoio de jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar. Foram feitas visitas de porta em porta para explicar a atividade realizada nos pontos de lixo e orientar acerca do correto descarte de materiais, com vistas à preservação do meio ambiente.