A reforma do Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, deve começar no segundo semestre de 2025. A Prefeitura vai publicar o edital de licitação até 30 de abril. A reestruturação será realizada em duas etapas. A obra será executada de forma modulada, permitindo o funcionamento do mercado durante todo o período de reforma.
O executivo municipal havia divulgado a reforma no local em 2022. Orçada em mais de R$ 259 milhões, os recursos para sua execução estão garantidos via financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata (Fonplata). Atualmente, o fluxo de pessoas registrado no local é de 10 mil pessoas mensalmente.
O projeto de reforma prevê a ampliação do número de permissionários, que passará de cerca de 1.400 para 2.084, além da criação de aproximadamente 900 vagas de estacionamento. A obra deve instalar câmaras frias, boxes internos de 16m², praça de alimentação, áreas climatizadas, espaços de convivência, rampas de acesso, banheiros adaptados e piso tátil, que ajuda na mobilidade de pessoas com deficiência visual.
O Mercado da Produção de Maceió foi inaugurado há mais de 40 anos.O local passa por constantes alagamentos, falta de estrutura e saneamento básico, condições insalubres para desenvolvimento das atividades de comercialização e manutenção de alimentos em Maceió.