MATÉRIA ATUALIZADA
Não é pra qualquer um e não é qualquer coisa: o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, do Blocão do Domingão, receberam as chaves da cidade de Maceió. A entrega oficial aconteceu na sexta-feira (28), em noite de gala, durante o Baile Municipal, às 20h. O evento público ocorreu em grande estilo na Praça Dois Leões, no bairro de Jaraguá. O blocão sai no domingo de carnaval, dia 2 de março, na avenida Silvio Viana, orla de Ponta Verde. E na segunda e terça da folia integra o “Carnaval é Massa”, iniciativa da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) para alagoanos e turistas durante os dias de carnaval.
Os nove blocos carnavalescos que formam o blocão reuniram forças para trazer de volta o carnaval de Maceió, durante os dias de carnaval. O município conta com fortes prévias carnavalescas, mas a ideia é que a festa se estenda nos dias oficiais do evento e impulsione a economia criativa na cidade. A parceria com a Fmac fortalece esse propósito. Segundo dados do Ministério do Turismo, o carnaval movimenta em torno de R$ 8 bilhões, por ano, no Brasil, entre hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. Em Maceió, a projeção é de que deixariam de circular por volta de R$ 200 milhões na economia local. (Veja a programação do Carnaval é Massa abaixo).
No domingo de carnaval, a concentração do Blocão do Domingão será na Praça Sete Coqueiros, a partir das 14h. O cortejo segue até o Marco dos Corais, ao longo da orla de Ponta Verde. O blocão não tem corda, nem obrigatoriedade do uso de camisas ou abadá. Traz alas para cadeirantes, blocos de crianças, bloco de folguedos, bonecos gigantes, carro de som e carro alegórico, com passistas da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara. E claro seu Rei Momo e sua Rainha do Carnaval devidamente equipados com as chaves da cidade. As marchinhas e o frevo alagoano farão a festa dos foliões.
Os blocos Nêga Fulô, Só vai quem Chupa, Bonecos da Cidade, Turma da Biloca, Siri Mole, Sonho Encantado, Mamãe Eu Quero, Poço na Folia e Focarte devem colocar 3 mil pessoas no desfile carnavalesco. O mestre de Guerreiro e presidente da Focuarte, João Lemos, é o homenageado Nêga Fulô, no carnaval de 2025. O bloco leva 10 folguedos para a avenida. Já estão confirmados os grupos Pastoril Recordar é Viver, Ciranda da Melhor Idade, Foliões da Melhor Idade, Chegança Silva Jardim, Taieira Nair da Bertina, Coco da Companhia Flor que se Cheire e Baianas do Mestre Letácio.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL É MASSA:
Praça Dois Leões
28/02
Baile de Municipal de Maceió
Polo Beco
01/03
Myrra
Moises de Lourdes
Chau do Pife
02/03
Baque Alagoano
Nathalia Martins
Lela Britto
03/03
LoreB
Felipe De Vas
Giba Simplicio
04/03
Carla Araujo
Eduardo Polozzi
Los Coquitos
Polo Rex
01/03
Batalha PST
Boby Ch
Huná
Tequila Bomb
02/03
DJ Gil
Apresentação do Oscar
DJ FJsan
03/03
Cachorro Urubu
Above The Sky
Fita K7
04/03
Janú
MCAM
Dé Boy Nascimento
Polo Escadaria
01/03
Rogério Dias
Igbonan Rocha
DJ Siq
02/03
Leila Dantas
Nathan Lima
Juninho Lins
03/03
Jurandir Bozo
Lyah Luk
Luciano Luz
04/04
Escola de Samba Gaviões da Pajuçara
Cai Dentro
Sifrao
Polo Nerd
01/03
Alpha
Alshat
Armus
Australlis
Bulletproof
DJ Nerds On The Deck
02/03
Exxy
Focus on the Royals
Fourkalle
Good Girls
Moomoo
DJ Brigadeiro
03/03
Pxb
Pyxis
Sweven
W!ld
Yteens
DJ Dália Montts
04/03
4Real
Falcon
Boys in action
Twink
Midnight
Dj Thales Hill
Polo Sá Albuquerque
01/03
Classe e Frevo
Orquestra de Tambores
Boi Treme Terra
Coletivo AfroCaeté
02/03
Batuque Yá
Frevo Alegria
Boi Bumbá Alagoano
Boi Divino
03/03
Afro Afoxé
Afro Zumbi
Boi Africano
Frevo Som e Folia
Desfile do Blocão do Domingão
Escolas de Samba
04/04
Frevo Força Jovem
Boi Gavião
Afro Dendê
Afoxe Igbale
Desfile do Blocão do Domingão
Escolas de Samba