Search
Close this search box.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 – 09h17

Search
Close this search box.

Alagoas entra na lista de estados em situação de emergência por estiagem

Mais 14 unidades da federação fazem parte da lista da Defesa Civil Nacional, que inclui emergência por estiagem, incêndio florestal e seca
Imagem do sertão alagoano em situação de estiagem - Foto: LulaCastelloBranco/NC

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou, em 24 de setembro, seis portarias que reconhecem situação de emergência – por estiagem, incêndio florestal ou seca -, em 15 unidades da federação. Alagoas faz parte da lista com quatro municípios elencados por condição de estiagem: Piranhas, Traipu, Jaramataia e Minador do Negrão, situados no agreste e sertão alagoanos. A partir do reconhecimento oficial, 41 cidades brasileiras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cesta básica e água mineral.

Do total das 41 cidades elencadas, 34 municípios enfrentam um período de estiagem; seis deles foram afetados por incêndio florestal e um, registrou condição de seca (veja a lista completa abaixo). A solicitação de recursos pelos  municípios elencados deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nos dados enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. O montante financeiro aprovado é publicado, por meio de portaria, no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), mediante a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, deu-se nas áreas descritas no Formulário de Informações dos Desastres (FIDE) – documento que tem como objetivo o reconhecimento das situações de anormalidades, referentes aos desastres naturais, assim como o registro efetivo dos desastres ocorridos no país. Até o momento, o Brasil registra 1.460 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 403 por estiagem, 146 por incêndios florestais e 270 por seca.

Veja listas de municípios elencados nas portarias do MIDR, de 24 de setembro:

Em situação de emergência por estiagem: Jaramataia, Minador do Negrão, Piranhas e Traipu, em Alagoas; Caapiranga, Canutama, Ipixuna, Maraã, Novo Aripuanã e Urucurituba, no Amazonas; Igaporã, Marcionílio Souza e Poções, na Bahia; Caridade e Quixadá, no Ceará; Jacareacanga, no Pará; Picuí, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé, na Paraíba; Iretama, Nova Tebas e Xambrê, no Paraná; Bom Jardim, Cachoeirinha, Ouricuri, Santa Filomena, São José do Belmonte e Tabira, em Pernambuco; Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte; Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia; Indiana, em São Paulo, e Carira, em Sergipe.

Em situação de emergência por incêndio florestal: São José do Rio Claro, no Mato Grosso; Ourilândia do Norte, no Pará; Valentim Gentil, em São Paulo, e Mateiros, Pequizeiro e Talismã, no Tocantins.

Em situação de emergência por seca: Prata, em Minas Gerais.

*Com informações da Agência Brasil 61

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também