O Museu Asas de um Sonho homenageia um dos maiores nomes da aviação brasileira. A pioneira Ada Rogato recebe, no dia 1º de fevereiro, a partir das 14h, em Itu (SP), uma exposição permanente para contar os feitos históricos da paulista, que residiu em Alagoas, durante a década de 1920 e início dos anos de 1930. O público visitante poderá ver, de perto, o lendário Cessna 140, que testemunhou os feitos de Ada Rogato, a primeira aviadora, entre homens e mulheres, a cruzar a floresta amazônica, em um avião de pequeno porte, e a primeira brasileira a sobrevoar, sozinha, a Cordilheira dos Andes.
Com seu icônico avião, Ada fez memoráveis voos pelas três Américas, visitando um total de 28 países, num percurso de mais de 50 mil quilômetros. “Para nós é uma honra muito grande escolher a Ada para uma exposição de caráter permanente. Ela vai ficar numa ala muito especial, central do nosso museu. O nosso compromisso é honrar os aviadores, pioneiros, que vieram antes e que conseguiram abrir caminhos. No caso da Ada, sobretudo para mulheres. Hoje, são tantas comandantes, aeronautas, tripulantes. O mundo feminino faz parte da aviação. Se não fosse a Ada, muito possivelmente isso não seria dessa forma”, explicou o presidente do museu, o empresário Marcos Amaro.
Parceria
O museu celebra ainda, a partir das 11h, a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Fundação Santos Dumont. A parceria compreende também a ampliação do comodato de grande acervo de aeronaves raras. A iniciativa reforça a importância da manutenção da memória da aviação nacional e inova o setor aeronáutico. Além de Amaro, a solenidade conta com a presença do diretor-presidente da Fundação Santos Dumont, o Major-Brigadeiro do Ar da Reserva, Paulo Roberto Pertusi. Os aviões poderão futuramente fazer parte do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), que será desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
O Cessna 140 faz parte de um conjunto de seis aeronaves comodatadas, pelo Instituto Santos Dumont, ao Asas de um Sonho. Confira cada um dos modelos abaixo.
Cessna 140
Ada Rogato foi uma das maiores aviadoras do Brasil e pioneira na aviação mundial. Primeira mulher a obter licença de piloto agrícola e uma das primeiras a realizar um voo solo transcontinental, Ada marcou a história com seu espírito aventureiro e determinação. O Cessna 140, usado em muitas de suas travessias, é um símbolo de sua contribuição para a aviação e será uma das peças centrais da exposição no Museu Asas de um Sonho em Itu.
Curtiss Wright CW-16
Este biplano, fabricado nos anos 1930, é um dos exemplares mais raros da aviação mundial. Utilizado para treinamento militar, o CW-16 contribuiu significativamente para a formação de pilotos que atuaram na Segunda Guerra Mundial, tornando-se uma peça histórica de grande relevância.
Gloster Meteor
O primeiro caça a jato operacional da Força Aérea Brasileira, o Gloster Meteor representa um marco na transição para a era dos aviões a jato. Introduzido na FAB nos anos 1950, este modelo desempenhou papel crucial no desenvolvimento da aviação militar no Brasil.
Aeronave Jahú (Savoia S-55)
A aeronave homenageia o voo histórico liderado por João Ribeiro de Barros em 1927, quando, a bordo do Jahú, tornou-se o primeiro sul-americano a cruzar o Atlântico sem escalas. Este feito simboliza a coragem e o pioneirismo da aviação brasileira. Famoso por sua configuração de dupla fuselagem e voos transatlânticos, o Savoia S-55 é um marco da aviação italiana que encontrou relevância na história da aviação global. Foi amplamente utilizado em missões de exploração e transporte de longa distância.
Republic P-47 Thunderbolt
Caça norte-americano amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive pela FAB, em missões de combate na Itália. Reconhecido por sua robustez e poder de fogo, o P-47 Thunderbolt tornou-se um ícone da aviação militar.
Wacco CSO
O Wacco CSO é uma raridade que integra o acervo como representante das primeiras aeronaves usadas em treinamentos e reconhecimento. Sua história remonta às origens da aviação e seu papel na evolução tecnológica do setor. Este exemplar, fabricado em 1927, foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
O Asas de um Sonho
Uma das principais instituições dedicadas à preservação da história da aviação na América Latina, o museu Asas de um Sonho (antigo Museu da Tam) é detentor do maior acervo de aeronaves históricas da região, com mais de 110 exemplares – muitos em condições de voo – e centenas de itens de memorabília de alto valor histórico.
Recentemente, o museu retomou suas atividades com a exposição Santos Dumont, Pioneiros da Aviação, reafirmando seu compromisso com a valorização do legado aeronáutico. O museu tem ainda uma sala permanente em homenagem ao comandante Rolim Adolfo Amaro. Além disso, o local investe em restauração, logística e infraestrutura, buscando ampliar a capacidade de exibição e oferecer uma agenda consistente de exposições.
“Hoje já existe uma sala em caráter permanente em homenagem ao meu pai, comandante Rolim Adolfo Amaro, e também em menção ao meu tio, irmão do meu pai, João Francisco Amaro. Ambos aviadores que trilharam as suas carreiras e desbravaram esse Brasil, numa época de muitas restrições. Sem contar, é claro, a exposição do Santos Dumont, que é uma homenagem, não só ao pai da aviação, patrono da aviação brasileira, mas a outros aviadores que, assim como ele, foram inventores e contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do avião”, explicou o presidente.
Serviço
Museu Asas de um Sonho
Localização: Centro Cultural Fábrica São Pedro
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu (SP)
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Valores: De quinta-feira a domingo, meia-entrada a R$ 15, válida para os estudantes, professores e residentes da cidade de Itu, em visita a ambos os museus (FAMA e Museu Asas). A entrada inteira custa R$25,00, para ambos os museus, e R$ 15, para apenas um deles. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.
Cotesia: Não pagam entrada crianças com idade inferior a 10 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoas com algum tipo de necessidade especial, acompanhada de um responsável, museólogos registrados no COREM e membros ICOM Brasil.