Search
Close this search box.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 – 02h32

Search
Close this search box.

Astronautas da NASA votam nas eleições norte-americanas de 2024

Saiba como a agência espacial traça o roteiro da cédula eletrônica de votação
Esquema de entrega da cédula eletrônica de votação - Imagem: NASA

As eleições dos Estados Unidos 2024 acontecem nesta terça-feira (5). Os astronautas americanos que vivem no espaço puderam se juntar aos mais de 160 milhões de cidadãos aptos a participar do pleito. A Near Space Network da NASA permite que os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) se comuniquem com a Terra e entreguem cédulas eletronicamente do espaço. A NASA credita o Space Communication and Navigation (SCaN) Program para facilitar o local de votação dos astronautas fora do planeta. 

“Depois que um astronauta preenche uma cédula eletrônica a bordo do laboratório orbital, o documento flui pelo Sistema de Satélite de Rastreamento e Retransmissão de Dados da NASA até uma antena terrestre na Instalação de Testes White Sands da agência, em Las Cruces, Novo México”, disse Butch Wilmore, um dos cosmonauta a bordo da estação espacial. Do Novo México, a NASA transfere a cédula para o Centro de Controle de Missão na NASA e depois para o escrivão do condado de votação. Para preservar a integridade do voto, a cédula é criptografada e acessível apenas pelo astronauta e pelo escrivão.

A Legislatura do Estado do Texas – local onde está situado o Johnson Space Center da NASA, lar do programa de treinamento de astronautas da agência espacial -, aprovou um projeto de lei em 1997 permitindo especificamente que os astronautas votassem fora da Terra. A maioria dos astronautas reivindica o Lone Star State como sua residência em seu registro de eleitor. Há quatro americanos atualmente a bordo da ISS. Os astronautas da SpaceX Crew-9 da NASA, Don Pettit, Nick Hague, Butch Wilmore e Suni Williams. 

Nem Williams nem Wilmore esperavam votar ausente quando chegaram à ISS. A dupla foi lançada a bordo do Boeing Starliner Crew Flight Test, em 5 de junho de 2024, para uma missão que deveria durar apenas cerca de uma semana. Os propulsores da Starliner apresentaram uma série de problemas. Por precaução, a NASA decidiu retornar a Starliner à Terra sem tripulação , deixando Williams e Wilmore sem sua viagem original para casa. A última previsão da NASA é de que a tripulação só deve retornar em fevereiro de 2025, a bordo de nave da SpaceX.

“A NASA torna muito fácil para nós [sermos incluídos nas eleições], então estamos animados com essa oportunidade”, disse Wilmore em ligação telefônica com a imprensa em setembro último, revelando que havia acabado de solicitar uma cédula de votação ausente no mesmo dia. Já Hague e Pettit sabiam que estariam no espaço durante o dia da eleição e provavelmente preencheram os Formulários Federais de Cartões Postais (FPCAs) antes do lançamento para a estação.

*Com informações da plataforma space.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também