Brasileiros experimentam uma onda de calor em todo o país. Iniciada na segunda-feira (17), temperaturas elevadas seguem até o dia 24 deste mês. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C, ou mais, a média mensal, durante cinco dias consecutivos, no mínimo.
Essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade. “A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhou força a partir desse domingo, com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica”, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Alagoas, o tempo segue com sol em todas as regiões do estado. O Inmet emitiu um alerta amarelo de onda de calor para 38 municípios. Na capital, Maceió, a temperatura oscila entre 24°C e 31°C. Já no Agreste, entre 23°C e 33°C; e, no Sertão, entre 22°C e 36°C.
No extremo Oeste do Rio de Janeiro, os termômetros da estação meteorológica de Guaratiba, marcaram 44°C, às 12h10. A temperatura mais alta desde 2014, atingindo o nível 4, numa escala até 5, de extremo calor.
Gráfico divulgado pelo Inmet mostra o Rio de Janeiro com previsão média de 42°C, seguido por São Paulo, com 35°C e Goiânia, com 35°C. Diversas capitais terão temperaturas acima de 30°C. Enquanto Florianópolis e Porto Alegre registram temperaturas mais amenas, com 26°C e 27°C, respectivamente, nesta terça-feira (18).
Máximas para capitais
As capitais do Nordeste apresentam altas temperaturas. No Centro-Oeste, Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá registram temperaturas elevadas. Já no Sudeste, Vitória e Belo Horizonte terão calor extremo. Enquanto na Região Sul, Curitiba segue com tempo abafado. No Norte, Porto Velho e Rio Branco também apresentam altas temperaturas, e Palmas, no Tocantins, terá a temperatura mais amena da região.
Previsão para esta terça-feira (18), nas capitais do Brasil, com previsões do Inmet:
Rio de Janeiro com máxima de 42ºC
Boa Vista com máxima de 36ºC
Campo Grande com máxima de 35ºC
São Paulo com máxima de 35ºC
Goiânia com máxima de 35ºC
Belo Horizonte com máxima de 34ºC
Vitória com máxima de 34ºC
Goiânia com máxima de 34ºC
Manaus com máxima de 33ºC
Salvador com máxima de 33ºC
Cuiabá com máxima de 33ºC
Rio Branco com máxima de 33ºC
Porto Velho com máxima de 32ºC
Maceió com máxima de 32ºC
Belém com máximas de 32ºC
Brasília com máxima de 31ºC
Curitiba com máxima de 31ºC
São Luís com máxima de 30ºC
João Pessoa com máxima de 30ºC
Teresina com máxima de 30ºC
Macapá com máxima de 30ºC
Aracaju com máxima de 30ºC
Recife com máxima de 30ºC
Fortaleza com máxima de 30ºC
Natal com máxima de 29ºC
Palmas com máxima de 28ºC
Porto Alegre com máxima de 27ºC
Florianópolis com máxima de 26ºC
Tabela de níveis de calor:
Calor 1: Neste primeiro nível, não há previsão de altos índices de calor. A cidade continua com sua rotina normal.
Calor 2: Quando há previsão ou registro de altos índices de calor (de 36°C a 40°C) por um ou dois dias consecutivos.
Calor 3: Acontece quando há registro de índices de calor alto altas (de 36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Calor 4: O nível 4 é atingido quando houver registro de índice de calor muito alto, ou seja, de 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por ao menos três dias seguidos.
Calor 5: Quando houver registro de índices de calor muito alto (acima de 44°C), com previsão de permanência ou aumento por mais de três dias consecutivos.