Estudantes do ensino médio, de escolas públicas de todo o Brasil, podem se inscrever no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025. A iniciativa do Senado Federal escolhe 27 alunos, um de cada estado e do Distrito Federal, para passar uma Semana de Vivência Legislativa, em Brasília (DF). Os selecionados poderão conhecer as atividades do Senado, atuar como jovens senadores e apresentar sugestões legislativas, que podem ser transformadas em projetos de lei. As inscrições estão abertas até 30 de abril. A ficha está disponível na página do concurso, no espaço do professor.
Podem participar estudantes com, no máximo, 19 anos de idade, completados até 31 de dezembro de 2025. O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados e no DF. A unidade de ensino deve realizar o Concurso de Redação em sala de aula. Todo estudante precisa ter um professor orientador, de qualquer disciplina, que atue na escola, e que tenha vínculo formal com a respectiva Secretaria de Educação. O Senado custeará, para o estudante vencedor e seu orientador, todas as despesas (deslocamentos, hospedagem e alimentação) da viagem para Brasília, que ocorre de 12 a 22 de agosto de 2025.
Com o tema, “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, inspirado no lema da Rio-92 Pense globalmente, aja localmente, a redação deste ano busca incentivar o protagonismo dos jovens e transformar antigas promessas e novas ideias em ações ambientais concretas. A proposta também se alinha aos princípios da Constituição de 1988, que reconhece o meio ambiente como um direito fundamental. O tema tem como objetivo estimular a reflexão e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.
O Jovem Senador visa incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. A primeira edição do programa, que é realizado anualmente, ocorreu em 2008. A iniciativa é uma ação institucional do Senado Federal, que proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores.
*Com informação da Agência Senado