terça-feira,16 de abril de 2024
07h34

Rio de Janeiro registra sensação térmica de 60,1°C em onda de calor que atinge 7 estados 

Calor atinge diversos estados brasileiro Foto: LulaCasteloBranco
Calor atinge diversos estados brasileiro Foto: LulaCasteloBranco
Temperaturas estão 5°C acima da média até segunda-feira (18)
Por

Uma onda de calor deixou 1,6 mil municípios em estado de alerta, com classificação de “grande perigo”, segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar 5°C acima da média até segunda-feira (18), em partes de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A cidade do Rio de Janeiro bateu recorde ao registrar sensação térmica de 60,1°C, no sábado (16), às 10h20, segundo o Sistema Alerta Rio. 

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas ficam de 3°C a 5°C acima da média. A sensação térmica indica a temperatura sentida pelo corpo. Ela mostra números diferentes do termômetro, com índices que variam de acordo com temperatura, umidade e vento. A classificação de risco passou a valer desde sábado (16), com orientação de evitar se expor ao sol nos horários de pico e manter hidratação constante. A expectativa é de que o mês de março se mantenha quente e abafado em diversas partes do país. 

A região Nordeste tem registrado temperaturas acima da média em 2024. As cidades alagoanas têm sido mostradas entre as mais quentes do país, segundo o Inmet. Na segunda-feira (11), a capital Maceió registrou 34,3°C, a segunda maior do Brasil. Sua temperatura média é de 28°C. Na terça-feira (12), Pão de Açúcar, no Sertão, foi apontada como a cidade mais quente do território nacional. Em 7 de março, Alagoas decretou Estado de Emergência Climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *