Alagoas será um dos primeiros estados a receber a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento chega a Maceió, na terça-feira (23). O encontro reunirá lideranças locais para debater a transição ecológica e digital, com foco em soluções regionais capazes de alcançar escala nacional.
Em Maceió, a jornada será realizada na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro do Farol. A programação contará com painéis sobre os desafios e as oportunidades da indústria alagoana, com participação de empresas, como Nosso Mangue, Cooperativa Pindorama, Veolia / Braskem, na área de transição ecológica, e Hand Talk, Telesil e Solar Coca-Cola, em transformação digital.
Serão realizados workshops sobre acesso a recursos financeiros para inovação, com orientações sobre editais, linhas de financiamento e estratégias para estruturar projetos em empresas de diferentes portes. De acordo com o assessor da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Júlio Zorzal, o evento vai preparar o estado para a economia do futuro.
“Alagoas será um dos primeiros estados do Nordeste a receber a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. A Jornada conecta empresas, startups, universidades, governos e investidores, fortalecendo o ecossistema de inovação de Alagoas e preparando o estado para a economia do futuro”, explica Zorzal.
Até março de 2026, a iniciativa passará pelas 27 Unidades da Federação e será concluída no 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo, quando serão apresentadas as melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial.
*Com informações da Agência Brasil 61