segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – 17h29

Abertas inscrições para 9ª edição do Prêmio Nacional de Inovação

Iniciativa visa reconhecer soluções inovadoras na produtividade e competitividade dos negócios
Foto: CNI/Flickr

Estão abertas as inscrições gratuitas para a 9ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), maior premiação do gênero do país, que tem o objetivo de reconhecer soluções inovadoras e reforçar o seu papel na produtividade e competitividade dos negócios. Empresas, instituições e pesquisadores interessados podem se inscrever, a partir desta segunda-feira (22) até 28 de novembro, no site oficial do prêmio.

O PNI é uma parceria entre o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A edição 2025 está dividida em cinco categorias: 

* Descarbonização;
* Recursos Renováveis;
* Inteligência Artificial para Produtividade;
* Digitalização de Negócios; e
* Inovações “Lei do Bem” – instrumento jurídico que estimula investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Além de certificado e troféu da premiação, os finalistas vão receber ampla divulgação dos projetos na mídia nacional e participar do 11º Congresso de Inovação da Indústria, em março de 2026, em São Paulo (SP). Os ganhadores também irão fazer uma imersão em ecossistemas de inovação internacional, a ser personalizada para o grupo.

O lançamento do prêmio ocorreu na sexta-feira (19), em São Paulo, durante evento da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) – fórum da CNI para estimular políticas de apoio à inovação e à competitividade das empresas brasileiras. Nas últimas oito edições, a iniciativa contabilizou 16,5 mil inscritos e 113 laureados das cinco regiões do país. 

Segundo conselheiro da MEI, Pedro Wongtschowski, o Brasil ocupa a 52ª posição no Índice Global de Inovação 2025, ranking que reúne 139 países. “O Brasil é vice-líder regional e uma das lideranças entre os países de renda média”. O dado aponta para a necessidade de promoção do desenvolvimento do país e da reindustrialização em bases sólidas e sustentáveis.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, afirmou que a iniciativa é uma estratégia de incentivo aos ecossistemas de inovação, pesquisadores e da conexão entre pequenos negócios inovadores e grandes empresas, incluindo órgãos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também