segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – 17h29

‘Finados’: documentário de Paulo Memória discute visões da morte

Além do filme, diretor fará sessão de autógrafos do livro 'Cibernema: do Celuloide ao Celular'
Foto: Divulgação

O público alagoano poderá conferir um debate sobre a visão da morte a partir de diferentes perspectivas culturais e religiosas. Será lançado em Maceió o documentário “Finados”, dirigido pelo jornalista, escritor e cineasta, Paulo Memória. O evento ocorre na segunda-feira (22), às 19h30, no Cine Arte Pajuçara, que fica na Galeria Ana Maria, no bairro de Pajuçara. 

O filme tem enfoque no fato de que todos nós somos imortais de alguma forma e em alguma medida. “A proposta é debater a visão da morte, não sob o enfoque do trágico e sim sob uma perspectiva do legado que deixamos para as pessoas e para a humanidade”, explicou Memória.

O documentário traz entrevistas com acadêmicos e líderes religiosos de diferentes matizes. “Mãe de santo, pastor, padre, antropólogo, psicólogo, budista. Então, é uma variante de percepções sobre um tema fundamental, e que é, de certa forma, um tabu”, enfatizou o diretor.

Sessão de autógrafos

Após a exibição, no saguão do cinema, o diretor fará uma sessão de autógrafos do livro “Cibernema: do Celuloide ao Celular”, de sua autoria. O autor explica que a obra trata das novas formas de fazer cinema, com o aproveitamento das tecnologias digitais.

 “A obra trata do desenvolvimento teórico de uma nova forma de se fazer cinema, com as novas tecnologias digitais, que parte da emblemática frase do cineasta baiano, e ícone do Cinema Novo, Glauber Rocha, em que afirma que ‘o Cinema é uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’”, destacou o escritor e cineasta.

Destinação dos corpos em diversas culturas

Índia: A cremação de corpos no Rio Ganges é uma prática fundamental, pois o ritual é visto como uma purificação que liberta o espírito e o ajuda a atingir o Moksha, a libertação do ciclo de reencarnações. 

México: No Dia dos Mortos, as famílias montam altares com oferendas e celebram a vida dos que partiram, acreditando que os espíritos retornam para visitar os entes queridos. 

Tibete: A prática da Celebração Celeste consiste em deixar o corpo exposto à natureza e aos abutres. 

Indonésia: A cerimônia de Ma’nene é um ritual onde os mortos são desenterrados para serem limpos, vestidos e alimentados pelos seus familiares. 

Butão: Os butaneses realizam rituais para lembrar a inevitabilidade da morte, focando-se na apreciação da vida e na memória dos falecidos. 

Ocidente: Nos países do Ocidente, de modo geral, os corpos são enterrados em cemitérios destinados a este fim, ou cremados, em crematórios específicos. Após a cremação, as cinzas podem ser entregues a familiares ou amigos.

Resposta de 0

  1. Lançar um filme é dar vida a um sonho e compartilhá-lo com o mundo. Parabéns por essa conquista grandiosa, que inspira e emociona.”Paulo Memória

  2. Lançar um filme é dar vida a um sonho e compartilhá-lo com o mundo. Parabéns por essa conquista grandiosa, que inspira e emociona.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também