segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 23h02

A bola vai quicar em Maceió no XL Campeonato Brasileiro Master de Basquetebol

Competição reúne cerca de 200 equipes e 2 mil atletas entre 14 e 22 de novembro
Foto: IvoJoseDeLima/SescPR

Entre os dias 14 a 22 de novembro, acontece em Maceió o XL Campeonato Brasileiro Master de Basquetebol. O evento reúne aproximadamente 2 mil atletas (200 equipes) de todo o país, em categorias de 30 anos a 85 anos de idade. A organização está a cargo da Associação Master Alagoana de Basquetebol (AMAB).

A modalidade reúne desde ex-jogadores de destaque nacional a amantes do esporte. Os jogos acontecerão em 10 ginásios, simultaneamente, com entrada gratuita para o público. Além de atletas, árbitros, staff, famílias, público indireto prometem movimentar a economia e o turismo da capital alagoana em uma das maiores edições do torneio já realizadas, durante os nove dias de evento.

“É uma competição gigantesca e que também tem dois marcos esse ano, que trata-se do quadragésimo campeonato brasileiro e que também é um ano de eleição para presidência da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM), e que pela primeira vez na história desses 40 anos, são duas mulheres competindo para a vaga”, disse o presidente da AMAB, Paula Isanelle.

Nesta sexta-feira (14), a secretaria da organização estará aberta, a partir das 08h, no hotel Brisa Praia, na Pajuçara. Ocorre ainda a assembleia dos 42 presidentes de associações filiadas à FBBM, no Centro de Convenções, na sala Manguaba. Mas é só no sábado (15) que a bola vai quicar nas quadras, com abertura marcada para às 19h no colégio Sacramento. Já na quarta-feira (19) acontece a confraternização com atrações imperdíveis.

“É uma honra imensa trazer um evento dessa grandiosidade para Maceió em tão pouco tempo de existência da nossa associação. O basquete master é mais do que competição: é reencontro, amizade, saúde e paixão pelo esporte. Estamos prontos para receber atletas de todo o Brasil e mostrar a força de Alagoas como sede”, afirma a presidente da AMAB.

Dez equipes representam Alagoas, com cinco femininas e cinco masculinas disputando medalhas. No feminino, o estado será representado nas categorias 30+, 35+, 40+, 45+ e 55+. No masculino, nas faixas de 30+, 40+, 45+, 50+ e 60+.

Foto: NetaBrito/FBBM

História do Basquetebol Master

O Basquetebol Máster foi criado em Buenos Aires, Argentina, em 1969. Naquele ano, um grupo de ex-jogadores participou de um pequeno jogo de exibição. Uns meses mais tarde, aos cuidados do Sr. Eduardo Rodríguez Lamas, foi criado a União de Basquetebol da República Argentina.

Nos anos seguintes, foram desenvolvendo-se as primeiras regras das nova categoria. O primeiro torneio internacional aconteceu na Argentina, em 1978, com a realização do Campeonato Sul-Americano por meio do aval da Confederação Sul-Americana de Basquetebol (Consubasquet), filiada a FIBA.

Basquetebol Master no Brasil

O movimento do basquete veterano no Brasil se iniciou, em 1950, com a criação do Combinado Copacabana, no Rio de Janeiro. Um grupo de atletas, querendo estender o seu convívio social, passou a organizar encontros semanais, onde pudessem comentar suas jogadas, partilhando-as com os amigos e familiares.

Este movimento cresceu em todo o país, até que, em 1984, os ex-jogadores tiveram a ideia de organizar um encontro onde pudessem rever ex-atletas de outros estados, em uma mistura de confraternização e competição. Já, em 1985, aconteceu o primeiro Encontro Nacional dos Veteranos do basquetebol, realizado na cidade de Fortaleza.

No evento, houve a participação de cinco estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia, Brasília e São Paulo, com um total de 90 participantes. Motivados, os ex-atletas levaram à frente este projeto que, desde então, não parou de crescer, atraindo a cada ano mais participantes e aficionados pelo esporte em geral.

O que começou como uma simples extensão das atividades sociais e esportivas levou o Brasil a participar, oficial e organizadamente, de sete campeonatos mundiais, diversos Pan- americanos e Sul-americano. O país foi laureado em várias categorias nas quais se dividem os campeonatos, passando a ser respeitado no cenário internacional.

*Com informações da AMAB E FBBM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também