domingo, 16 de novembro de 2025 – 23h07

Bienal do livro 2025: veja números do maior evento literário de Alagoas

Encontro de amantes de Letras e Literatura começa nesta sexta (31) e segue até 9 de novembro
Foto: Reprodução/Ufal

O público está convidado para a abertura do maior evento cultural e literário do estado. A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem início nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, no Centro de Convenções, em Maceió, e segue até 9 de novembro. Com entrada gratuita, a projeção é de que circulem entre 300 e 400 mil pessoas em seus dez dias de duração. 

A Bienal de Alagoas é a única do segmento promovida por uma universidade pública a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, serão mais de 140 estandes, com diversas atrações para os visitantes. Além de 500 editoras confirmadas e mais de 700 autores lançando e relançando livros. 

Vale destacar que o evento terá cerca de 200 autores do interior do estado. Outros, inclusive, estarão no estande da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL), que terá uma programação especial.

Editoras confirmadas

Na Bienal 2025, editoras universitárias do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, vão integrar o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) com grande acervo. Entre as editoras locais, estarão as editoras do Centro Universitário Cesmac; da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal), Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 

Inúmeras editoras do interior do estado também comparecerão. Entre elas, a Editora Performance e o SWA Instituto, de Santana do Ipanema. Como novidades, a Livraria Jardim, de Alagoas, a Livraria das Perdizes, de São Paulo, e a Livraria Imperatriz, do Recife, marcarão presença no evento.

A Bienal vai contar ainda com a presença das já tradicionais editoras Cortez, Boitempo, Paulus, Paulinas, Ciranda Cultural, Vozes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) .A Editora Kitembo retorna com uma linha editorial de livros escritos por jovens, prioritariamente negros, com foco em literatura fantástica. Além das livrarias Beabá, Novo Jardim e Leitura.

Mais de 600 escolas agendadas

Para esta edição, a comissão organizadora aguarda a presença de mais de 600 escolas (estaduais, municipais, privadas), que abrangem acima de 80 municípios. Duas escolas de fora do estado visitarão o evento: uma de Sergipe e outra do interior de Pernambuco. Cerca de 30 ônibus das instituições de ensino devem chegar, por turno, de 1º a 9 de novembro.

Sobre a Bienal de Alagoas

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas. A curadoria é do diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.

O maior evento cultural e literário do estado tem parceria com a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial, e nas redes sociais, com o perfil @‌bienaldealagoas, no Instagram, Threads e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também