segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – 17h27

Pressão arterial 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão em nova diretriz médica

Documento elaborado por três entidades aponta ainda novo tratamento para hipertensos
Foto: Reprodução/Dimave

Uma nova diretriz brasileira no manejo da pressão arterial passa a considerar a aferição 12 por 8 (120/80 mmHg) não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. O documento, elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), foi divulgado, na quinta-feira (18), no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo (SP). 

A partir de agora, para que a medição passe a ser considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 (140/90 mmHg) permanecem sendo considerados quadros de hipertensão, em estágios 1, 2 e 3, a depender da aferição feita pelo profissional de saúde em consultório.

De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a reclassificação tem o objetivo de identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções mais proativas e não medicamentosas, no intuito de prevenir a progressão do quadro de hipertensão dos pacientes.

Tratamento para hipertensos

Outra mudança importante é a meta de tratamento para hipertensos. Até então, manter a pressão a partir de 14 por 9 era suficiente. Com a nova diretriz, o padrão passa a ser abaixo de 13 por 8 (<130/80 mmHg) para todos os hipertensos, independentemente de idade, sexo ou presença de outras doenças.

Segundo os autores, o limite mais baixo é fundamental para reduzir riscos de complicações, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Nos casos em que o paciente não tolera reduções tão intensas, a orientação é buscar o nível mais baixo possível dentro da segurança clínica.

Na Europa

Em 2024, a Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) atualizou suas orientações, recomendando que o alvo ideal para a pressão arterial seja 12 por 7 (120/70 mmHg). Para a ESC, a pressão arterial de 12 por 8, ainda considerada normal, está no limite superior da faixa recomendada pelas diretrizes atuais.

Embora não seja classificada pela entidade europeia como hipertensão, ela é vista como um ponto de atenção, especialmente para pessoas com fatores de risco como obesidade, sedentarismo, histórico familiar de doenças cardiovasculares ou colesterol elevado

A partir dessa perspectiva, o valor 12 por 8 deixa de ser o “padrão ouro” para prevenção de doenças cardíacas, sendo superado pela aferição 12 por 7.  

*Com informações do Portal Rede D’Or e da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também