segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – 17h28

Saiba como ter acesso aos serviços do Hospital da Cidade em Maceió

Unidade atende a usuários do SUS em procedimentos de média e alta complexidades
Foto: Secom/Maceió

O Hospital da Cidade (HC) é o primeiro equipamento público municipal com atendimento de média e alta complexidades em Maceió. Inaugurado em 2023, HC tem capacidade de atender a mais de 1 milhão de alagoanos. A unidade dispõe de um número superior a 160 leitos e assiste os usuários das redes do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba como ter acesso aos serviços.

O HC realiza cirurgias gerais em adultos e crianças, exames de imagens, como ultrassonografias, tomografia, ecocardiograma, Holter, Mapa e teste ergométrico, com equipamentos de ponta, além de outros atendimentos. O hospital também conta com suporte de maternidade e a primeira UTI humanizada de Alagoas, com acompanhamento integral ao paciente.

Como ter acesso ao Hospital da Cidade

O atendimento no HC ocorre exclusivamente por meio do Sistema Regulador Pronto!. Os usuários do SUS precisam ter encaminhamentos cadastrados no sistema da rede pública de saúde, onde são realizadas as marcações, para consultas e exames. O hospital não é um serviço de porta aberta, isto é, não basta chegar à unidade para ser atendido. 

O Sistema Regulador Pronto! é usado no SUS para gerir o fluxo de pacientes e a utilização dos recursos de saúde, como leitos, consultas e exames. Os usuários, que necessitam de atendimentos especializados, são encaminhados para cadastro e agendamento no sistema regulador do município, que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O interessado deve portar documentos pessoais, como RG, CPF e PIS/PASEP (se houver), além de comprovante de residência.

A subsecretária de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Maceió, Sandra Torres, explica como acontece o fluxo de acesso ao hospital e a necessidade de cadastramento no Regulador Pronto!. “Para  receber atendimento no HC, o paciente precisa estar regulado no sistema, que recebe as solicitações via Pronto, com o usuário cadastrado é marcado consultas e exames”, informa. 

O hospital também não é a primeira opção para atendimentos de urgência e emergência. “Os serviços de urgências e emergências são realizados nas Unidade de Pronto Atendimento (Upas), que, nesses casos, também realizam o cadastro do paciente no Sistema de Regulação. Quando há vaga adequada para a continuidade do atendimento, acontece a transferência do paciente para o HC”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também