Queridos Leitores,
Essa semana foi meio que de introspecção. Tomei uma decisão e coloquei um ponto final numa situação, afinal, a vida é curta, e a saúde física e mental são preciosas para aproveitar a vida e deixar flores no caminho!

Sou leonina de verdade, quando dou um basta, basta mesmo, mas as portas continuam abertas sempre, porém com limites protegendo meu coração!


Em 2013 eu comecei a trabalhar para uma empresa, e que na minha cabeça eu já tinha decidido que seria meu último emprego de maquiagem. Nessa época eu ainda fazia free lance mas aos poucos fui diminuindo. Acredito que em 2015 parei totalmente o free lance. O que eu mais amava no meu trabalho nessa empresa, muito conhecida, era que ali eu estava convivendo com pessoas que tinham a mesma visão que eu. Ser maquiadora free lance é um trabalho muito ‘solitário’ e às vezes sentia necessidade de uma opinião de uma pessoa que entendia meu trabalho, e nessa empresa foi assim que me senti. Não tinha medo de ousar, de mostrar o que eu amava (ainda amo) e principalmente de aprender com outros artistas, sim, maquiadores são artistas!

Talvez as pessoas não entendiam que eu não estava ali para crescer em termos de cargo, eu estava ali para crescer como maquiadora, como uma artista que adora desafios e lidar com pessoas, uma artista que vê a maquiagem muito além da vaidade e como maquiadora é essa minha função! Era divertido, eu a mais velha sendo a mais palhaça, que ousava mais pois não ligava para julgamentos, que elogiava o trabalho dos outros sem competir com ninguém ou dizendo que faria melhor, já tinha feito minha história na maquiagem e estava ali para me divertir, além de trabalhar! O engraçado era que quando tinha algum problema as clientes vinham para mim, pensando que eu era gerente, não por parecer mais velha, mas pelo jeito que as outras meninas me tratavam!


Tudo mudou com a pandemia e o meu diagnóstico. A loja em que eu trabalhava fechou e a maioria preferiu sair, eu fiquei pois precisava ter algo para voltar depois do tratamento. Não vou contar aqui as injustiças que sofri, ou mesmo os mal tratos, o que me deixou muito mal, talvez um dia no futuro quando não mais doer eu consiga contar, mas disso tudo o que mais me espantou foi que essa empresa é a empresa que inventou a Campanha de Conscientização do Câncer de Mama, o tal do Outubro Rosa, e esta mesma empresa mostrou sua hipocrisia diante de minha luta! Apesar de ter achado o ‘caroço’ em outubro e aleatoriamente, acredito que todos os meses são rosa se for para espalhar que devemos checar todo mês, pois quanto mais cedo melhor! Esse bicho aparece a qualquer hora não só em outubro!

Não me sinto decepcionada, pois a vida me ensinou a não esperar nada de ninguém nem tampouco de uma empresa, que só está interessada na quantidade de dinheiro que você traz para ela e não na sua capacidade humana e artística. E guardo comigo momentos hilários nos quais eu fiz a diferença para pessoas, nem que fosse somente para tirar o stress do dia!

Lembro que num dia de muito movimento e eu atendendo umas 5 pessoas ao mesmo tempo, uma dessas clientes estava meio impaciente pois não conseguia achar uma cor de batom que fosse um bom ‘nude’ para ela. Expliquei que tinham 2 tipos de nudes, o cor da pele e o cor de boca, e para mim o cor de boca fazia mais sentido, pois o nude era para ser natural, e colocar um batom cor da pele era o mesmo que apagar os lábios do rosto. Então ela me pediu sugestões, escolhi 3 cores (técnica de venda), desinfetei os batons e mandei ela experimentar enquanto eu ia checar as outras clientes. Quando voltei, ela estava com um sorriso no rosto e o batom na mão! Então perguntei:
– Que cor você vai levar?
– Hug me (que significa : abrace-me)
Então dei um abraço nela, que a princípio ficou sem entender, mas depois me abraçou de volta e começamos a rir! Peguei o batom, perguntei se ela queria mais alguma coisa, e lógico que ela levou o lápis e o lip primer. Registrei-a no cadastro da loja. Antes de ir ela me deu um abraço então eu disse:
– Volte sempre que precisar de um abraço!

E era assim que eu conquistava a clientela, que vinha para comprar um produto, e mesmo dividindo meu tempo com outras pessoas, elas sentiam-se acolhidas e o mais importante que eu pude realizar exatamente o sonho delas e não empurrar qualquer cor só para tirar seu dinheiro!


Em 2014 comecei a fazer ioga em casa, então tinha que acordar mais cedo para tal, e morava em St. Albans(longe pra dedéu), mas nada disso tirava minha vontade e minha energia. Todos os dias eu tinha uma maquiagem diferente, sempre ousando, ou simplesmente sendo eu. As meninas sempre elogiavam, não só minha maquiagem, mas o fato de que eu chegava pronta na loja. A maioria fazia a maquiagem na loja e sempre aquela mesma coisa. Cada uma com seu padrão. Eu tinha meu padrão quando fazia free lance, ali era para ser criativa com cores e eu adorava! Um certa vez no treino, onde eu me sentia a ‘tia do jardim de infância’, a treinadora perguntou qual a sua inspiração do dia-a-dia, aí a criançada começou a dizer nomes de maquiadores famosos para impressionar, então a treinadora perguntou: E você Aida, qual sua inspiração do dia-a-dia? Sem pensar duas vezes eu disse: Eu. A treinadora ficou meio sem chão, mas se recuperou rapidinho pedindo para eu deliberar mais, então eu disse:
“Eu sou a minha inspiração porque nos meus 50 anos, eu acordo cedo, cuido do meu corpo e da minha mente, me sinto energizada pelo amor que tenho por minha arte e demonstrar isso na minha maquiagem para ir trabalhar ou mesmo para sair é minha maior realização! Talvez eu não seja uma maquiadora famosa, mas eu me inspiro em mim mesma todos os dias!” Recebi aplausos!

Então é isso, não importa como terminou, o que importa são os momentos vividos que são um pedaço de mim! E continuo sendo maquiadora porque ver a beleza em tudo e todos faz parte de mim também!

Fiquem com as fotos, e a poesia!
Até a Próxima!
Aída

Sou feliz por ter meus pincéis
Continuação de minhas mãos
Companheiros fiéis
Acalmam meu coração
Sou feliz por ter meus pincéis
Concretização de idéias
Na minha cabeça coloca pés
E minha imaginação desencadeia
Sou feliz por ter meus pincéis
Difusores de cores
Fazendo sorrir meu coração
Amenizando as dores
Feliz por ter cores em minha vida!
Feliz por poder espalhar a beleza!
Feliz por tornar visões em realidade!
Feliz por ter meus pincéis!
Aída Britto: Aída
05/09/16





























Respostas de 11
Excelente relato de mais uma história de momentos de sua vida feita com muito amor. É isso aí Aída, quem faz o que gosta faz bem feito e está sempre encantando as pessoas que estão por perto. E como diz o ditado: reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dar a volta por cima. E por falar nisso temos música que fala muito bem sobre isso. Lembra? E você fez isso com maestria.
https://youtu.be/k1L-EXmR_Vs?si=txhnP4ad15TvPj6t
Melhor coisa que fez na vida: encerrar essa etapa e ser feliz em outras coisas. Boa sorte! 🙂
Com certeza minha irmã, você bem sabe de tudo que vivi… e vou continuar maquiando por amor e não por dinheiro! Seu apoio é tudo! Te amo ❤️! 😘
A criatividade está presente em tudo o que você faz.
Quando fazemos o que amamos, espalhamos amor por meio do nosso trabalho, e é isso que gera tanto reconhecimento. 🌹😘
Obrigada Dione, é por isso que depois de tudo eu só quero guardar as boas memórias… pois eu fui exatamente isso: só amor!🥰
Você é uma artista nata.Mulher de várias ideias artísticas.
Querida Martha! Obrigada 🙏🏼 o que preciso é isso, reconhecimento por meu trabalho! Volte sempre! 😘
Seja feliz sempre !!!!
Obrigada Fátima! Volte sempre ! 😘
Feliz quem tem essa “ felicidade “ de se renovar todo dia. Não entrar na mesmice é o seu grande trunfo. Go ahead …..
Que delicia acordar e ver seu comentário… obrigada tia! Isso mesmo, vida que segue! Volte sempre, me faz feliz! 🥰😘