segunda-feira, 27 de outubro de 2025 – 19h40

Alagoano Robson Sampaio é declarado Patrono do Paradesporto Brasileiro

Lei, sancionada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi publicada na sexta-feira (24)
Foto: AcervoPessoal/PauloRobsonDeAlmeida

O alagoano Robson Sampaio de Almeida foi declarado Patrono do Paradesporto Brasileiro, em lei sancionada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e publicada, na sexta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU). Sampaio foi um dos pioneiros do Movimento Paralímpico no Brasil. O paratleta participou da conquista da primeira medalha brasileira em Jogos Paralímpicos, no ano de 1976, em Toronto (Canadá).

Ao lado do atleta paralímpico Luiz Carlos, trouxe, para o Brasil, a medalha de prata na modalidade Lawn Bowls (boliche de grama). A prática esportiva consiste em rolar bolas inclinadas de forma que elas parem perto de uma bola menor. A doutora em Educação Física, na área de Atividade Física Adaptada, Michele Barreto, explicou que a medalha foi conquistada quando o movimento paralímpico ainda dava seus primeiros passos.

“Naquele momento, como a ideia era a participação [do Brasil nos Jogos], a organização dos Jogos não era tão rígida. A prioridade de permitir a participação era o mais interessante. Então os atletas brasileiros, e ouvi isso do próprio atleta medalhista Luiz Carlos, não conheciam a modalidade Lawn Bowls”, relatou Barreto.

A professora contou como os paratletas chegaram ao 2º lugar no pódio, mesmo sem experiência anterior no jogo. “Eles foram para competir na natação e no basquete, modalidades que até então eram desenvolvidas no país. Chegando lá, viram o jogo. Existia um kit específico de Lawn Bowls, que os atletas do Brasil não tinham. Eles pegaram emprestado e trouxeram a primeira medalha de prata do Brasil”, destacou.

Robson conheceu o basquete em cadeira de rodas durante o processo de reabilitação nos Estados Unidos. Ele fundou o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, em 1958, ao lado do técnico Aldo Miccolis. A organização foi criada dois anos antes da primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma (Itália), em 1960, ainda sem parrticipação brasileira.

A primeira delegação do Brasil em Jogos Paralímpicos ocorreu em Heidelberg (Alemanha), em 1972. O paratleta participou do campeonato. Ele competiu nas disputas de basquete em cadeira de rodas e atletismo.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também