O município de Maceió ficou em 1º lugar no ranking estadual de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público. O reconhecimento é conferido pela Secretaria do Tesouro Nacional. A premiação foi entregue ao prefeito João Henrique Caldas (PL), durante o 1° Encontro Alagoano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), na quarta-feira (22).
O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL), no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL). O encontro reuniu contadores, gestores e especialistas para discutir inovação, governança e uso de novas tecnologias na contabilidade pública.
O ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem o objetivo de avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais, enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Além da checagem, a iniciativa classifica os entes federados com notas e percentuais, em nível municipal, estadual e entre as capitais do país.
Eficiência municipal
É a primeira vez na história que a capital de Alagoas conquista a posição de destaque. Maceió se consolida no ranking pelos avanços promovidos em transparência, responsabilidade fiscal e inovação na administração pública. O município saiu de um cenário de fragilidade fiscal para atingir os melhores índices da história.
O prefeito destacou o trabalho baseado em dados. “É uma alegria enorme ver Maceió alcançar esse patamar de excelência na governança, na contabilidade e na administração pública. Tudo isso é fruto de um trabalho baseado em dados, e não em achismos. A informação de qualidade nos permite tomar decisões mais rápidas e assertivas”, afirmou JHC.
Ele ressaltou ainda a valorização dos servidores municipais. “Nós encontramos na administração gerencial uma forma de administrar Maceió de maneira disruptiva e correta, sem atalhos. Demos liberdade aos nossos servidores efetivos para assumirem funções de liderança. O resultado foi uma transformação. Saímos dos últimos lugares e hoje somos referência no Nordeste”, disse.





























