Um novo espaço de lazer, convivência e inclusão foi inaugurado em Maceió. A Praça José Alves Feitosa, no Conjunto Novo Jardim, no bairro Feitosa, foi entregue à população, pelo prefeito JHC (PL), na quinta-feira (23). O equipamento público oferece um espaço inédito para pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão.
A pintura sensorial criada pelos artistas alagoanos, Rapha Lins e Yrlan Lins, foi inspirada na história de Mika, uma menina de 11 anos, moradora do bairro, com deficiência visual. Os artistas desenvolveram uma obra que pode ser sentida com as mãos. O trabalho tem camadas em relevo e a frase “Arte é amor que se sente” em braille, um sistema de escrita tátil, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
Rapha Lins conta que Mika e sua mãe observavam a criação da arte visual da praça. A partir daí, decidiu criar uma obra inclusiva. “Eu comecei a estudar técnicas sensoriais, incluindo texturas e relevos, para permitir que pessoas com deficiência pudessem sentir a arte com as mãos. A arte é para todos e nada mais justo do que a Mika poder participar também”, comemorou.
Para JHC, a iniciativa representa a importância da acessibilidade universal e da inclusão cultural. “Com esse projeto, mostramos que inclusão também é arte, é sentimento. Preparar a cidade para quem mais precisa é preparar uma cidade melhor para todos”, destacou.
A praça tem uma área de 620 m². Além do espaço inclusivo, o local oferece quadra poliesportiva, parque infantil, arquibancada, escadarias, área de convivência, travinha. JHC afirmou que a gestão tem priorizado investimentos nas periferias e grotas, onde as dificuldades são maiores.
“Hoje não é uma entrega comum, é uma noite especial, recheada de simbolismo. Onde antes havia abandono e lixo, agora há convivência, esperança e pertencimento. Nosso papel é estar onde as dificuldades são maiores, cuidando das periferias e das grotas, levando dignidade e oportunidade”, explicou o prefeito.





























