segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 – 17h24

Alfredo Gaspar vence Prêmio Excelência Parlamentar 2025 entre deputados de Alagoas

Honraria, promovida pelo Ranking dos Políticos, avalia critérios como anticorrupção, antiprivilégio e antidesperdício
Foto: Assessoria

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) conquistou o 1º lugar, no Prêmio Excelência Parlamentar 2025, entre os congressistas de Alagoas. A honraria é dedicada a parlamentares que se destacaram no desempenho de suas funções legislativas. Promovido anualmente pelo Ranking dos Políticos, a iniciativa da sociedade civil avalia a atuação de parlamentares, com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e crimes de corrupção.

O deputado alagoano também recebeu a honraria nos anos de 2023 e 2024. O prêmio foi entregue na quarta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). “Pelo 3° ano seguido, o povo de Alagoas vê o resultado de um trabalho sério. Estou muito feliz e honrado por ter sido eleito, mais uma vez, pelo Ranking dos Políticos como o melhor parlamentar do estado e ganhando o prêmio Excelência Parlamentar”, disse Gaspar em suas redes sociais.

O Prêmio Excelência Parlamentar 2025 foi destinado a 90 parlamentares, dentre eles, 72 deputados federais e 18 senadores. Treze partidos políticos tiveram representantes das duas Casas legislativas premiados. O Partido Liberal (PL) foi a sigla com o maior número de parlamentares contemplados, com 29 integrantes; seguido pelo União Brasil (12), PSD (9), e PP (8). 

Alagoas teve dois deputados contemplados, mas nenhum senador do estado recebeu a condecoração. Alfredo Gaspar obteve 8,35 pontos, ocupando a 25ª posição, dentre os 72 parlamentares agraciados. Em segundo lugar, ficou o Arthur Lira (PP-AL), com 8,31 pontos, na 44ª posição. Ao todo, a pontuação máxima na Câmara dos Deputados foi obtida por Marcel van Hattem (Novo-RS), com 8,61 pontos. Na última posição, está Maurício Marcon (Podemos-RS), com 7,69 pontos.

No que se refere a deputados e senadores, o estado que possui o maior número de congressistas premiados é São Paulo (13), seguido por Minas Gerais (10), Rio Grande do Sul (9) e Rio de Janeiro (9). As regiões Sul e Sudeste são as que mais tiveram parlamentares agraciados no levantamento, realizado pelo portal. Quinze parlamentares do Nordeste foram laureados. Em relação a gênero, 80 parlamentares do sexo masculino receberam a honraria e 10 do sexo feminino. 

O Ranking dos Políticos utiliza uma metodologia técnica e objetiva para analisar o trabalho do Congresso Nacional. As pontuações são fundamentadas em três pilares: anticorrupção, antiprivilégio e antidesperdício. O objetivo é avaliar o impacto concreto das ações dos parlamentares na eficiência da máquina pública e na melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

Todos os dados do portal têm origem oficial e pública, obtidos diretamente de sites do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e dos Tribunais de Justiça, desenvolvidos a partir de tecnologia própria. Para apuração dos critérios de avaliação, são conferidos a presença nas sessões, a economia de verbas, os processos judiciais e as votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso

Na pontuação geral do Ranking dos Políticos, Gaspar ocupa a 51ª, de 488 congressistas avaliados. Ele obteve 8,36 pontos e ocupa o segundo lugar entre os nove deputados que representam o povo de Alagoas. Em relação ao critério de antiprivilégio, obteve 10,0 pontos. Já quanto a antidesperdício, teve 6,86 pontos. No que se refere à avaliação de anticorrupção, o parlamentar não possui condenações judiciais.

Trajetória

Alfredo Gaspar é um ex-promotor de Justiça, advogado e político brasileiro filiado ao União Brasil. Foi, por duas vezes, Secretário de Segurança Pública de Alagoas. Atuou como Promotor de Justiça por 24 anos e ocupou o cargo de Procurador-chefe de Justiça do Ministério Público de Alagoas. 

Ele pediu demissão do cargo para se tornar Secretário de Estado da Defesa Social, no governo de Renan Filho (MDB), entre 2015 e 2016, quando retornou ao Ministério Público. Pediu exoneração do cargo de promotor de justiça do Ministério Público em 2020, para se candidatar pelo MDB à Prefeitura de Maceió. 

Foi derrotado no segundo turno por João Henrique Caldas (PL), que obteve 58,64% dos votos válidos, o equivalente a 222.147 votos, contra 41,36% de Alfredo Gaspar, o que representou 156.704 votos. Em janeiro de 2021, foi nomeado novamente pelo governador Renan Filho (MDB) como secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas. 

Pediu exoneração em março de 2022, para concorrer à Câmara dos Deputados. Em 2022, discordou da decisão de Renan Filho que indicou o deputado estadual Paulo Dantas para o cargo de “governador tampão”. Após o episódio, Gaspar migrou do MDB para o União Brasil. 

Foi eleito com 102.039 votos, sendo o segundo candidato mais votado de Alagoas, atrás somente de Arthur Lira (PP). O deputado teve como principais bandeiras segurança pública, redução da violência, combate ao crime e à corrupção. Em 2025, Gaspar se destacou como relator da CPMI do INSS, comissão que investiga as fraudes bilionárias em aposentadorias e pensões da Previdência Social.

*Com informações do portal Ranking dos Políticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também