Após percorrer cerca de 250 km, o deputado federal Níkolas Ferreira (PL-MG) chegou a Brasília (DF), na “Caminhada pela Liberdade”, que teve início em Paracatu (MG), na segunda-feira (19). Entre os objetivos do ato, estão a busca pela isonomia entre os três Poderes da República, o protesto contra as condenações do 8 de janeiro, o fato de ministros do STF julgarem o caso Banco Master, no qual estariam supostamente envolvidos, e as fraudes do INSS.
Iniciada pelo parlamentar, a manifestação recebeu grande adesão ao longo dos seis dias de percurso. Compareceram parlamentares, influenciadores e simpatizantes, que aderiram ao que ele chamou de “Caminhada pela Liberdade”. O encerramento ocorreu, com discurso para milhares de pessoas, no domingo (26), na Praça do Cruzeiro, localizada no principal eixo da capital federal.
“Quero despertar as pessoas para o que está acontecendo. Hoje, temos o escândalo do Banco Master, um escândalo bilionário envolvendo esposa de ministro, como a do Alexandre de Moraes. Nós temos o escândalo do INSS, mesadinha para o filho do Lula”, disse Níkolas, em coletiva à imprensa, “E nós estamos aqui, acima de tudo, para poder despertar este país”, pontuou.
Dos acontecimentos reivindicados pelo deputado, são questionados os abusos cometidos pela Justiça, a corrupção que aflige a nação brasileira e a inércia do Poder Legislativo. O congressista também se posicionou contra o avanço de pautas progressistas impostas pela esquerda. Nikolas fez uma oração pelo país e clamou aos “corações de quem ainda está dormindo”.
O movimento
O movimento tem o lema “Acorda Brasil!”, escrito com batom na camisa do deputado, que define os objetivos da peregrinação, sempre lembrado pelos que aderiram à caminhada. Muitos também o estamparam na própria vestimenta, em referência à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que escreveu a frase “Perdeu Mané!”, com um batom, na estátua “A Justiça”, em frente ao STF, em 8 de janeiro de 2023. Ação pela qual foi condenada a 14 anos de prisão.
Nas redes
O deputado ultrapassou a marca de 20,2 milhões de seguidores no Instagram, número que o coloca como o segundo político brasileiro a atingir esse patamar na plataforma, ficando atrás apenas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 27 milhões de seguidores na mesma rede social. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem cerca de 14,3 milhões de seguidores. No engajamento digital, o ato superou temas populares, como o Big Brother Brasil, da TV Globo.
Raios
Em Brasília, sob fortes chuvas, um raio chegou a atingir a região onde estavam os manifestantes, à espera de Nikolas. Mais de 30 pessoas foram atendidas e encaminhadas a hospitais. Até o momento, nenhuma morte foi registrada.




























