segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 – 17h23

Parque Linear do Salgadinho está com 52% das obras concluídas

Travessias estão na reta final de concretagem; fundação dos mirantes já foi finalizada
Foto: JonathanLins/SecomMaceió

As obras de urbanização no entorno do Riacho Salgadinho, no bairro Poço, estão com 52% dos serviços concluídos. O projeto vai requalificar toda a extensão da Avenida Deputado Humberto Mendes, com a construção do Parque Linear. A estrutura de 30.158 m² faz parte do Renasce Salgadinho, programa ambiental de Maceió, que inclui canalização, saneamento e bombeamento de efluentes.

O projeto engloba ainda a recuperação das vias próximas à Avenida Deputado Humberto Mendes, melhorias no sistema de drenagem, construção de cinco travessias e sete mirantes. As travessias sobre o riacho estão na fase de concretagem da laje, com avanço de 75%. Elas servem de base para a implantação dos espaços de convivência.

Os trabalhos de fundação da obra dos mirantes já foram concluídos, bem como a execução do novo coletor-tronco de drenagem, com capacidade para transportar grandes volumes de água da chuva. A execução dos ramais (tubulações secundárias) e bocas de lobo estão na reta final de serviços.

Eles exercem funções complementares no sistema de microdrenagem urbana, sendo responsáveis ​​pela coleta inicial e transporte das águas pluviais. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), órgão responsável pelas obras, atuam na terraplenagem de vias e assentamento de meio-fio de granito. Posteriormente a área do entorno do projeto receberá pavimentação.

“Antes estigmatizada pela poluição e o descaso, a região do Salgadinho está sendo completamente transformada. Além da requalificação ambiental que conquistamos graças ao Renasce Salgadinho, lançada pelo prefeito JHC, em breve teremos à disposição uma bela paisagem, com praças equipadas com móveis modernos”, destaca o vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também