O Serviço de Urologia da Santa Casa de Maceió inicia, nesta segunda-feira (3), o 13º mutirão de consultas contra o câncer de próstata, com o atendimento de cerca de 40 homens. A iniciativa é direcionada aos pacientes previamente inscritos na coleta de sangue, do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). O teste é usado para rastrear problemas na próstata, como câncer, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.
Além de orientação, os inscritos passarão por avaliação clínica. As consultas serão realizadas no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota. De acordo com o coordenador do serviço, Mário Ronalsa, a iniciativa da Santa Casa de Maceió integra uma série de ações de educação continuada em urologia, realizadas há mais de 14 anos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
“O Novembro Azul é o mês destinado às ações relacionadas às doenças da próstata, principalmente o câncer. No Brasil, entre 2023 e 2025, teremos cerca de 72 mil novos casos e 16 mil óbitos relacionados à doença. Isso representa um novo caso a cada sete minutos e uma morte a cada 40 minutos, números que exigem atenção constante”, destacou Ronalsa.
O mutirão faz parte da Campanha do Novembro Azul. O mês também serve para alertar os homens sobre outras condições que afetam a saúde masculina. Entre elas, diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, síndrome metabólica e tabagismo. Além de doenças urológicas, como litíase (pedras nos rins), disfunções eréteis, incontinência urinária e até câncer de pênis, cuja incidência é menor, mas com tratamentos altamente mutilantes.
Segundo o urologista, a proposta da ação é informar, diagnosticar e tratar os pacientes de forma integral. “A Santa Casa de Maceió tem sido uma grande parceira da urologia alagoana, oferecendo não apenas exames laboratoriais e de imagem, mas também o tratamento completo dos casos identificados. É um compromisso contínuo com a saúde do homem”, afirmou o especialista.




























